Eleitores apontam problemas no aplicativo e-título; TSE alega excesso de acessos

Aplicativo substitui o título de eleitor na hora da votação; tribunal orienta que cidadão, após mensagem de erro, faça nova tentativa em alguns minutos

Eleições - FOLHAPRESS

Data 15/11/2020
Horário 10:26
Divulgação - Área técnica do TSE informou que pode haver instabilidade momentânea
Divulgação - Área técnica do TSE informou que pode haver instabilidade momentânea

Eleitores têm relatado problemas para acessar o e-título, aplicativo que substitui o título de eleitor na hora da votação, neste domingo. Um dos problemas mencionados é que quando o eleitor tenta concluir o cadastro, aparece a seguinte mensagem: "Desculpe! Algo saiu errado com sua solicitação. Pedimos a gentileza de tentar acessar este serviço dentro de alguns minutos. Caso o problema persista, verifique sua conexão com a internet".

Também há relatos de problemas na hora de justificar o voto pelo aplicativo.

Segundo a assessoria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a área técnica do tribunal informou que pode haver instabilidade momentânea no uso do e-título em razão do "excesso de acessos". "Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos. Até as 8h30 deste domingo, cerca de 400 mil eleitores já justificaram ausência pelo aplicativo", diz o TSE.

"Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral e o aplicativo faz a verificação por georreferenciamento. Além do aplicativo, a Justiça Eleitoral tem ainda o Tira-Dúvidas Eleitoral que permite consulta a local de votação e outros serviços.

Veja também