Enem é adiado, mas jovens devem seguir rotina de estudos

Professor Heitor Ribeiro ressalta que cada aluno, dentro de suas limitações, deve continuar preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio: “Não pode ficar parado, porque depois é difícil entrar no ritmo”

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 26/05/2020
Horário 10:08
Cedida - Heitor e outros professores do Brasil têm Instagrans educacionais
Cedida - Heitor e outros professores do Brasil têm Instagrans educacionais

Por conta da Covid-19, os estudantes de ensino médio não estão frequentando as escolas e tiveram que substituir as salas de aula pelo ensino remoto, que obviamente traz mais desafios que o presencial. Neste momento decisivo que antecede o ingresso no ensino superior, uma preocupação era a adaptação para não deixarem os estudos de lado e nem serem prejudicados na hora de prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), cujas inscrições estavam abertas para as provas que ocorreriam em 1º e 8 de novembro. Mas, seu adiamento foi anunciado recentemente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ‘Anísio Teixeira’) e MEC (Ministério da Educação).

O professor Heitor Ribeiro, 29 anos, expõe que, “infelizmente, a desigualdade no Brasil faz com que muitos tenham acesso limitado a uma internet de qualidade e outros materiais que proporcionariam uma organização nos estudos neste momento de distanciamento social, de quarentena”.

“Mas é importante que os estudantes não parem. Cada um deve, dentro de suas limitações, criar ou manter uma rotina. Mesmo com o Enem e vestibulares adiados, o aluno não pode ficar parado, porque depois entrar novamente no ritmo será muito difícil”, aconselha Heitor.

O docente acentua que, sem dúvidas, os professores são indispensáveis para sanar dúvidas dos alunos e concretizar os objetivos almejados por eles. E quem tem internet boa, novamente está à frente, pois tem a possibilidade de conversar com seus mestres online. “Existem muitas ferramentas para facilitar a vida dos estudantes. Por exemplo, participo de um podcast - Corrente do Enem, o primeiro podcast educacional voltado para preparação do Enem no Brasil, totalmente gratuito. A importância do acesso amplo à internet para dirimir as desigualdades sociais é um debate muito intenso neste período”, enfatiza o educador.

Além do podcast citado, o professor menciona que as videoaulas disponibilizadas, as lives no Instagram e videoaulas são ótimas alternativas para os jovens manterem-se ativos.

“Eu e vários outros professores pelo Brasil temos Instagrans educacionais e acabamos ajudando alunos do país todo. Mas, volto a frisar, infelizmente, nem todos os jovens do país têm acesso à internet ou à smartphones e tablets para auxiliar nos estudos”, lamenta o professor.

MAIS OPÇÃO

DE AJUDA

Uma programação exclusiva será mais uma opção para os estudantes da rede pública do Estado de São Paulo se prepararem para o Enem. Com o objetivo de auxiliar os alunos, desde 23 de maio, o Centro de Mídias da Educação de São Paulo contará com uma equipe de professores da rede e convidados, em cada área do conhecimento da prova: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.

As aulas serão nas manhãs de sábado pelo aplicativo e pela TV, com horário ainda a ser definido.

Publicidade

Veja também