Entidades cobram mais agilidade de concessionária sobre aeroporto

Embora reunião com CEO da ASP tenha sido de boas impressões, representantes da sociedade continuarão atentos acompanhando de perto o cronograma para adequações e melhorias

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/04/2023
Horário 20:04
Foto: Francinara Nepomuceno
Reunião foi realizada nesta segunda, no Ciesp, em Prudente
Reunião foi realizada nesta segunda, no Ciesp, em Prudente

Entidades saem com boas impressões de reunião que discutiu sobre adequações e melhorias no Aeroporto de Presidente Prudente, diretamente com o diretor executivo da ASP (Consórcio Aeroportos Paulista), Dario Rais Lopes, realizada na sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), nesta segunda-feira, em Prudente. Mas seguirão cobrando mais agilidade da concessionária para chegarem o quanto antes a uma solução sobre os entraves apresentados no aeroporto.
A iniciativa do encontro foi mobilizada pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), que, segundo sua Assessoria de Imprensa, teve como objetivo apresentar as reivindicações da sociedade em relação ao aeroporto, expor a atual situação do local e entender o que pode ser feito a respeito, - e pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, com o apoio do Ciesp, UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente)
Para Renato Michelis, presidente da UEPP, foi uma reunião “muito proveitosa”, onde a sociedade pôde esclarecer dúvidas e conhecer melhor o projeto e os planos da concessionária ASP. “Importante ressaltar a disponibilidade do CEO da empresa, Dario Lopes, que prontamente aceitou o convite para esta reunião. Contudo, continuaremos acompanhando de perto o cronograma das obras, tanto para colaborar em seu adiantamento quanto para cobrar possíveis atrasos”, salienta Renato.
Ele destaca que a expectativa é “muito boa”, pois a implantação das melhorias e ampliação da capacidade de embarque e desembarque do aeroporto vem ao encontro do desenvolvimento regional, “haja vista ser este o maior aeroporto do oeste paulista e atender toda nossa região".

Cumprindo o contrato

O diretor do Ciesp, Itamar Alves de Oliveira Jr., por sua vez, é sincero em dizer que existe um contrato e que o mesmo está sendo cumprido. Segundo ele, tudo dentro deste documento tem um prazo, a sociedade anseia por algo, mas a concessionária tem até quatro anos para realizar o novo saguão, por exemplo. “Por outro lado, entendi que eles têm ciência de que isso precisa ser feito o mais rápido possível. Mas tem problema de verba, de viabilidade. Embora não fiquemos satisfeitos, critiquemos a situação, eles estão cumprindo o contrato”, coloca Itamar. 
Segundo o diretor, ele particularmente participou de reuniões junto ao governo do Estado com propostas de alteração do edital de licitação. “Mas não fomos ouvidos, foi mantido o que quiseram, e a concessionária está cumprindo. Agora é torcer para que a empresa tenha consciência e faça isso o mais rápido possível”, expõe o diretor do Ciesp.  

Na busca por um consenso

Em seu turno, o presidente da Acipp, Raul Audi Junior, diz que, assim como as demais entidades envolvidas neste debate, mobilizadas pelo deputado Mauro Bragato e pela Câmara Municipal, a associação cobra da concessionária ASP, um posicionamento claro e efetivo de como e quando serão realizadas as melhorias na infraestrutura do aeroporto de Prudente. Segundo ele, neste mês de abril completou-se um ano da concessionária à frente da gestão e a sociedade espera por investimento, pois com o terminal reformado certamente terá muito mais atenção das companhias aéreas em disponibilizar voos para Presidente Prudente. 
“As reuniões com a diretoria executiva da ASP tem esse objetivo, e nós seguiremos solicitando e acompanhando. A expectativa é seguirmos com as tratativas para chegarmos, o mais breve possível, a um consenso que seja favorável às necessidades e expectativas da sociedade prudentina”, salienta Raul Audi.

Fotos: Francinara Nepomuceno

Raul Audi (à dir.) diz que Acipp quer posicionamento claro e efetivo de como e quando serão realizadas as melhorias 

Dario Rais Lopes, diretor executivo da ASP (Consórcio Aeroportos Paulista)


Encontro foi vabilizado pelo deputado Mauro Bragato

Publicidade

Veja também