Escola: que projeto de vida você espera para seu filho?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 01/11/2023
Horário 05:00

Estamos num período em que grande parte das escolas, instituições ou agremiações corre para oferecer seu melhor produto: educação. Como base, acreditamos que três possíveis itens somam como referência por essa busca constante por muita gente. Um sistema de ensino, corpo docente e estrutura seja um caminho que possibilite uma clientela tão esperada para uma formação que solidifique um futuro promissor. 
Uma educação que agregue o melhor para quem quer crescer ou se desenvolver em alguma área. Um corpo docente com capacidade de esmiuçar um sistema de ensino de maneira muito pedagógico a criar vínculo no aprendizado aos seus alunos. Uma estrutura que agregue todo um processo de aprendizagem eficaz, mas que crie um estímulo também de movimentos para saúde e qualidade de vida. Aquele que de alguma maneira irá atrair o maior número de clientes/alunos precisa se identificar nesses quesitos e fazer cumprir a sua missão.  
Acreditamos que quando buscamos o melhor, principalmente para os nossos filhos, evidente que sempre faremos o possível. Basta entendermos os desafios do dia a dia e querer entender que quem não tem nenhuma formação, as barreiras se prolongam, dificultam, deixando cada vez mais difícil o caminho a ser percorrido. 
Ops! Uma pequena pausa! Precisamos respirar, pois a intenção não é se comparar das possibilidades do que têm as escolas particulares com as escolas públicas, longe disso, pois seria insano da nossa parte insistir num processo que já rola anos e anos em nosso país. Se o fator tempo sempre foi e é um sistema que ainda não foi alavancado numa simples evolução, e que os órgãos, sejam eles municipais, estaduais e ou federais não se adequaram, penso que estamos muito longe dessa façanha de equiparação. 
Evidente que um método de ensino que conduza nossos filhos o melhor da educação, sem nenhuma dúvida que isso será a primeira procura. Melhor ainda quando encontramos um corpo docente à altura daquilo que o sistema pode proporcionar, e se finda dos melhores quando a estrutura se depara em poder somar a dar o seu melhor, mesmo tendo um número elevado de alunos, isto é, aqui pode, acontece e temos a capacidade de atendê-los sempre para o melhor. 
Hoje e mais ainda, há de se vangloriar e tentar edificar todos esses itens, caso você tenha essa possiblidade de poder dar o melhor para o seu filho. Mas um simples detalhe e muito precioso, se o entendimento for com o aparato de uma totalidade que some a sua saúde física e mental: Conviver num ambiente que lhe proporcione estar bem, se relacionar com as pessoas, se movimentar através de alguma atividade física, participar de pequenas intervenções salutares e deixar evidente que ele faz parte de um sistema que vem para se desenvolver. Os pais precisam participar desse processo na intenção de que o seu crescimento e desenvolvimento fazem parte de um projeto de vida, e quando a escola é somada a tudo isso, todos crescem!    
 

Publicidade

Veja também