À espera de um milagre tecnológico 

Luis Isique

COLUNA - Luis Isique

Data 15/04/2021
Horário 06:40

Muitas empresas prosperando, faturando dez vezes mais em comparação ao mesmo período de 2019. Em 2021, já estão contratando mais pessoas, talvez não seja o seu caso, mas as empresas mencionadas utilizam tecnologias para vender qualquer coisa pela internet.
Não é novidade, mas a pandemia deu uma chacoalhada no mundo, e pequenas iniciativas que utilizavam tecnologia de ponta, mas pouco divulgada ou até mesmo ignorada, agora estão se tornando essenciais para a sobrevivência. 
Quem em 2020 pensou que seria difícil, não conseguiu prever 2021. Você tem um produto, mas não abriu seu e-commerce ou não estreitou o relacionamento com o cliente para vender, utilizando as ferramentas online disponíveis... Ou está querendo realmente achar um culpado para fechar o negócio ou continua esperando um milagre da abertura “normal” do mundo.
Espera que já tem a vacina, agora vem a segunda dose, calma, depois teremos mais da metade dos brasileiros vacinados, e assim, vai levando, mas, o milagre virá porém, apenas para quem tem ação. 
Sim! Oração sem ação não funciona para a atração do milagre. Se você esperou até agora para colocar seu negócio na internet ou utilizar ferramentas que possibilitem estar próximo e vendendo o seu produto, quero dizer que já está atrasado.
Se seu produto for roupas, comida, utensílio doméstico, material escolar e escritório, móveis, ou serviços de qualquer natureza, busque primeiramente fazer uma análise do que profissionais e empresas do seu setor estão fazendo para se adaptar ao novo cenário.
Não tenha medo de fazer igual ou parecido. Depois que aprender, melhore e inove aos poucos, mas não permita que a pandemia acabe com o que você às vezes demorou anos para construir. Se não tiver jeito nenhum de vender, vá divulgando seu serviço nas redes sociais, continue enviando promoções pelos grupos de WhatsApp, continue e não pare, não tenha vergonha de fazer propaganda simples ou até mesmo com pouca qualidade fotográfica ou áudio visual, apenas continue e faça.
É começar do zero, aprender todos os dias em um mundo catastrófico, mas não podemos deixar acabar tudo, principalmente pelo fato de que há tecnologias, aplicativos e ferramentas praticamente gratuitas para você utilizar e colocar seu produto na prateleira mundial que é a internet.
Diversas ferramentas apenas cobram porcentagem da venda do seu produto, outras divulgam seu produto por valores acessíveis e que irá aumentar em dez vezes a velocidade da venda, algumas ferramentas até disponibilizam profissionais para entregar seu produto ou mercadoria.
Caso precise de ajuda, estou à disposição para orientar como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio de forma gratuita.

Publicidade

Veja também