Exposição no Matarazzo retrata beleza e detalhes de vários pontos da cidade

De hoje a 24 de junho, “ReTraçando Presidente Prudente”, de Antônio Roberto Ruffino e João Gabriel Terra Soares, pode ser visitada gratuitamente

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 06/06/2023
Horário 07:08
Foto: Renato Pitta
Obras foram produzidas in loco, ao longo dos últimos 12 meses, pelos dois artistas
Obras foram produzidas in loco, ao longo dos últimos 12 meses, pelos dois artistas

“ReTraçando Presidente Prudente”. De hoje a 24 de junho, as pessoas que visitarem o Centro Cultural Matarazzo terão a oportunidade de conhecerem melhor a cidade de Presidente Prudente, através do olhar afetuoso e dos traços de dois artistas: Antônio Roberto Ruffino, 63 anos, artista plástico, e João Gabriel Terra Soares, 38 anos, publicitário e artista visual. Inspirada no movimento Urban Sketchers, no local, terá uma exposição na Galeria Takeo Sawada, com 26 obras originais no formato de 16 x 24 cm (centímetros) produzidas ao longo dos últimos 12 meses pelos artistas, a partir de visitas dos dois a diversos pontos da cidade, retraçando a beleza e detalhes de lugares muitas vezes despercebidos diante da rotina atribulada de todos. 

As obras também poderão ser adquiridas tanto no formato original com moldura quanto em reproduções fine art, com opções com e sem moldura. O site da exposição é www.retracandoprudente.com.br

Segundo Antonio e João Gabriel, a ideia da exposição surgiu a partir do convite da artista visual, curadora, pesquisadora e educadora prudentina, Carmo Malacrida. “Ela já acompanhava nossos encontros semanais para desenhar através das redes sociais e viu nessa atividade despretensiosa a oportunidade de uma exposição tendo como tema a cidade de Presidente Prudente”, expõe Antonio. 

Já o nome “Retraçando” ele diz que surgiu a partir de algumas ideias iniciais e de palavras-chave que colaboraram na construção do conceito e identidade visual da exposição. “O verbo retraçar foi o que mais se identificou com a nossa proposta artística, que é reproduzir a partir de desenhos a beleza e detalhes da cidade”, diz Antonio. 
"Uma das maiores alegrias na realização deste projeto é ter a oportunidade de compartilhar o meu olhar sobre os lugares por onde passo na cidade”, acentua João Gabriel.
 

...A partir de uma oficina

Antonio Roberto comenta que toda essa história começou na amizade feita em uma oficina ministrada no Sesc Thermas pelo professor Lauro Monteiro Filho, em maio de 2022. Desde lá se reúnem periodicamente em algum lugar na cidade para retratar o local e o momento. “Uma das maiores alegrias na realização deste projeto é ter a oportunidade de compartilhar nossos pontos de vistas sobre os lugares por onde passamos”, salienta.  

A partir dessas visitas no decorrer dos últimos 12 meses, eles escolheram alguns locais e desenhos para compor a exposição. Segundo o artista plástico, a produção de cada obra leva em torno de duas a três horas. No processo criativo foi utilizada a técnica mista que combinou os traços de canetas fine pen de nanquim e a pintura com aquarela.
"Foi muito gratificante participar desse projeto. A execução dos trabalhos me permitiu conhecer melhor a cidade e observá-la com um olhar mais amoroso”, ressalta Antônio Roberto.


Curiosidade

Urban Sketchers é uma comunidade global de desenhistas dedicados à prática do desenho no local que compartilham o amor pelos lugares onde vivem e viajam - um desenho de cada vez. O movimento Urban Scketchers, ou USk, foi criado em 2007 como uma organização sem fins lucrativos e tem encorajado e apoiado esta comunidade de pessoas que desenham nos locais. O movimento criou oportunidades de aprendizagem para milhares de desenhistas que participam anualmente de workshops e simpósios em todo o mundo.
Esta comunidade de desenhistas nasceu quando o jornalista e ilustrador espanhol, residente em Seattle nos EUA, Gabriel Campanario, criou um fórum online "para todos os desenhistas que gostam de desenhar as cidades onde vivem e visitam, da janela das suas casas, de um café, num parque, junto a uma esquina... sempre no local, não a partir de fotos ou memória".

Um ano depois, Campanario convidou um grupo de desenhistas para partilharem os seus desenhos e a sua narrativa num blog, Urban Sketchers, onde os leitores pudessem "Ver o Mundo, Um Desenho de cada Vez." O blog ajudou a comunidade a ganhar visibilidade e a inspirar entusiastas do desenho de todos os cantos para criar no espírito do manifesto: 1) Desenhamos no local, em interiores ou ao ar livre, capturando o que vemos a partir da observação direta; 2) Os nossos desenhos contam a história dos nossos arredores, dos locais onde vivemos, e para onde viajamos; 3) Os nossos desenhos são um registro do tempo e do local; 4) Nós somos fiéis às cenas que presenciamos; 5) Usamos qualquer tipo de mídia e valorizamos os nossos estilos individuais; 6) Apoiamo-nos mutuamente e desenhamos juntos; 7) Partilhamos os nossos desenhos online e 8) Mostramos ao mundo, um desenho de cada vez. (Fonte: www.urbansketchers.org)
 

Os artistas

Antônio Roberto Ruffino – Tenho 63 anos e moro em Prudente há 35 anos. Artista plástico. Inicialmente minha formação é engenheiro mecânico e pós-graduado em Arte Educação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Prudente. Como técnicas artísticas utilizo a pintura sobre tela, aquarela, gravura em metal e também a cerâmica. Participei de exposições coletivas e individuais, além de salões de arte, tendo sido premiado em três deles.   

João Gabriel Terra Soares - Tenho 38 anos e moro em Prudente desde 2018. Sou publicitário e atuo com marketing e design. Sou formado em Publicidade e Propaganda, com MBA em Marketing e com Pós-graduações em “Comunicação Empresarial e Marketing Digital” e “Inovação e Gestão de Conteúdo para Economia Criativa”. Entusiasta das diversas manifestações artísticas desde a infância. Mergulhei no universo do Urban Sketching e aquarela, tendo como inspirações a cidade e a música. Em meus desenhos, busco retratar detalhes das paisagens urbanas. 

SERVIÇO
A visitação à exposição na Galeria Takeo Sawada pode ser feita de segunda-feira a sábado das 8h30 às 22h, domingos e feriados das 16h às 22h.

Fotos: Renato Pitta

Linha férrea é um dos lugares ilustrados


Técnica mista combinada com traços de canetas fine pen de nanquim e pintura com aquarela

Publicidade

Veja também