Grupo de muçulmanos chama atenção pelas ruas de Prudente

Nove integrantes são brasileiros e vivem a cultura da simplicidade dos profetas mensageiros

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 03/01/2021
Horário 09:16
Foto: Cedida
Vestes e comportamento do grupo de muçulmanos são baseados na cultura da simplicidade
Vestes e comportamento do grupo de muçulmanos são baseados na cultura da simplicidade

Um grupo de muçulmanos chama a atenção pelas ruas de Presidente Prudente. No município para visitar membros da cultura, sendo um deles Said Hassan, que dirige o Egípcio Kebab, próximo ao Euromarket, explicaram à reportagem o porquê de suas vestes e, principalmente, a tradição dos profetas mensageiros como Jesus, Moisés, Abraão, João Batista, Zacarias e Mohamad, entre outros que tiveram como missão trazer a mensagem de Deus, que se resume na palavra “aleluia”, e que tem como significado “não existe divindade alguma a ser adorada, exceto o Deus único”. Os nove integrantes são brasileiros e vivem a cultura da simplicidade dos profetas mensageiros, seja nas vestes, no comportamento e na forma de adorar conhecida na linguagem árabe como Sira, Sura e Sarira. 
O professor de língua portuguesa para falantes da língua árabe, Feres Fares, explica que seguem as tradições dos profetas e mensageiros seja na forma de dormir, de andar, de adorar e se relacionar com Deus. Este tipo de conduta, portanto, está relacionado aos 10 mandamentos, conhecidos como um conjunto de princípios relacionados à ética e à adoração, os mesmos para o profeta Jesus e Mohamad, por exemplo.

ACREDITAMOS QUE NADA NA VIDA É POR ACASO, TUDO ACONTECE PORQUE DEUS PERMITIU
Feres Fares

Sura, sira e sarira

Sura, está relacionado às vestes, por vezes brancas e sem detalhes pelo corpo. “A roupa tem o sentido de não deixar marcar o nosso corpo. Exemplo, o jeans ou camiseta deixa aparente a nossa parte física e estrutura humana. Uma roupa mais folgada deixa o nosso corpo mais reservado”, explica o professor. 
Baseada nos princípios muçulmanos, a Sira está relacionada ao comportamento, educação, bom caráter e boas ações. “Sira para nós é como ajudar os mais necessitados, ou seja, aqueles que precisam de ajuda. É ser bondoso com os outros, não negar e não mentir”, frisa. A cultura acredita que Deus criou todas as coisas e, por último, o ser humano, que será “servido” por toda a criação em favor da missão adorar a Deus. “A gente tem que adorar a Deus da forma que Deus quer, e não da forma que a gente quer. Se você adorá-lo da forma que você quer, então, você criou sua própria religião. Desta forma, você não está mais seguindo as ordens e mandamentos de Deus, você está seguindo as suas ordens e os seus mandamentos”, acrescenta. 
Sarira, segundo Feres, é o relacionamento com Deus, ou seja, como adorá-lo e suplicá-lo. “Acreditamos que nada na vida é por acaso, tudo acontece porque Deus permitiu. Ter este relacionamento sincero com Deus faz com que ele fique feliz com você”, explica. Um destes comportamentos pode ser descrito em não mostrar para os outros suas ações, como, por exemplo, fazer a doação de uma cesta básica para uma família carente. “Você tem que fazer para a pessoa e para Deus, pois a partir do momento que demostra aquilo, você perde toda a recompensa da sua ação. O silêncio faz com que você tenha recompensa da sua atitude aqui na terra e lá no dia do juízo final”. 
O grupo de muçulmanos fica em Prudente por mais alguns dias e depois volta para São Paulo, capital. 

Publicidade

Veja também