É hora de obter formação na área da educação!

OPINIÃO - Danielle Santos

Data 27/01/2022
Horário 05:00

As diferentes projeções para os cenários de aprendizagem e trabalho deste século trazem, entre as muitas incertezas, importantes definições em comum: foco em educação e criatividade. De acordo com pesquisa encomendada pelo Instituto McKinsey&Company, empresa de consultoria empresarial norte-americana reconhecida como a líder mundial no mercado de consultoria empresarial, cujos dados foram divulgados em junho de 2021, os países devem investir pesado em formação cidadã nos níveis mais altos de educação, mediante um currículo forte que se concentre no chamado Delta, formado por habilidades: cognitivas, interpessoais, de autoliderança e digitais. A pesquisa possui dados extremamente consistentes, recomendando que sejam criados meios para garantir a acessibilidade da formação em educação em nível superior. 
Assim como a Revolução Industrial, que impulsionou no século 19 a expansão do acesso à educação, a revolução tecnológica deve impulsionar a expansão universal de acesso a uma educação de alta qualidade. Somos capazes de criar oportunidades de formação de alto nível na área da educação por meio da utilização de recursos de aprendizagem presencial, mista, online, baseada em cenários de aprendizagem abertos, inclusivos e ubíquos. A formação na área da educação já possui indicadores de que tem se reinventado, baseando-se na construção de um perfil profissional em que o professor passa a ser fonte de inspiração. Isso só é possível por meio de encontros cada vez mais práticos, que estimulam o pensamento crítico e favorecem a interação com a realidade de educação formal, informal e não-formal. 
Outro elemento de inovação da formação na área da educação é a personalização. Esta aponta para a necessidade de desenvolver um sistema que acolha a diversidade de estudantes em diferentes aspectos: idade, capacidade de comunicação, conhecimentos prévios, centros de interesse, além de uma ampla frente de participação nos processos de ensino e de aprendizagem: presencial ou mista. 
Contribuindo com essa perspectiva, as diferentes instituições de educação superior têm oferecido oportunidades de bolsas de até 40% de desconto para a realização de uma faculdade na área da educação (licenciatura). Em médio prazo, essa formação qualificada aquecerá o mundo do trabalho, garantindo a colocação imediata daqueles que optarem pelo investimento em sua formação para tornar-se professor. Aqueles que já são formados em alguma licenciatura podem e devem investir em uma segunda licenciatura ou chamada complementação pedagógica ou ainda, optarem também pela realização de pós-graduação lato e stricto sensu na área, cujas oportunidades de inscrições e bolsas também estão disponíveis neste início de ano. Miremos adiante, tomando decisões inteligentes, preparando-nos para a inovação e para o cenário da educação, cada vez mais colaborativo, cooperativo e que em breve será fortalecido.
 

Publicidade

Veja também