É hora de um firme "basta" à violência

EDITORIAL -

Data 24/02/2024
Horário 04:15

Até quando as páginas dos jornais vão estampar ocorrências de violência das mais diversas possíveis e impossíveis? Triste ler que as pessoas ainda não encontraram o verdadeiro amor-próprio e conseguem destruir a vida do próximo a troco de nada. 
Como noticiado neste diário, um aposentado, 61 anos, foi preso em flagrante, na Vila São Jorge, em Presidente Prudente, pelos crimes de dano, violência doméstica, lesão corporal e ameaça. Segundo Boletim de Ocorrência, o idoso teria agredido sua companheira, 54 anos, após uma discussão, e ela teria prestado queixa sobre o ocorrido na Delegacia Seccional. Ao ter conhecimento sobre o registro do caso, o homem se enfureceu e passou a ameaçar a vítima, bem como sua filha, 31 anos, e seu neto, de apenas 2 anos, que estavam em sua companhia, dentro de um automóvel. Em dado momento, ele esmurrou o vidro do veículo até que se quebrou e os estilhaços atingiram e feriram todos que estavam dentro do carro, inclusive a criança.
É essencial levantar a voz contra a violência em todas as suas formas. Desde os confrontos armados que assolam nações até os atos de intolerância, discriminação que ocorrem em nossas comunidades, a violência destrói vidas, divide sociedades e mina os fundamentos de uma convivência pacífica e justa. 
É hora de nos unirmos como comunidade global e dizer um firme "basta" à violência. Devemos rejeitar a cultura da agressão e da intolerância, e em seu lugar promover uma cultura de paz, respeito e entendimento mútuo. Isso requer o comprometimento de todos, desde líderes políticos e religiosos até cidadãos comuns, em prol de um mundo onde as diferenças são celebradas e os conflitos são resolvidos de maneira pacífica.

Publicidade

Veja também