"Houdini, o Homem Miraculoso"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 15/02/2022
Horário 07:00

Nos anos 1950, os Estúdios Universal produziram muitos filmes de aventuras das mil e uma noites, capa e espada e biografias em colorido Technicolor lançando diversos astros, dentre eles, um dos mais belos: Tony Curtis. Casado à época com a estrela de cinema Janet Leigh estrelaram juntos alguns filmes como esta produção de 1953, “Houdini, o Homem Miraculoso”, dirigido por George Marshall. A fita é uma cinebiografia do famoso mágico Harry Houdini que ficou famoso pelos seus incríveis números que desafiavam a morte. Sua breve vida é descrita aqui com o atributo da beleza de Tony no papel do biografado e Janete Leigh, como sua esposa Bess, desde o início como um parque de diversões até turnês na Europa como grande astro reconhecido. Um filme esquecido no tempo, mas com a magia dos velhos vesperais da Sessão da Tarde. 
    
“O alcoolismo no envelhecimento”

O alcoolismo tem a sua incidência bastante desmerecida entre os idosos por algumas razões e dentre elas, se destaca o fato de que muitos sintomas do alcoolismo são atribuíveis ao próprio envelhecimento ou a outras doenças apresentadas ao longo da idade. Existem alcóolicos que se tornam idosos, chegando bastante fragilizados e debilitados no processo de envelhecer, e também pessoas que podem se tornar alcóolicos com o passar do tempo, principalmente motivados por vivências de perdas ou traumas durante o envelhecimento. Pesquisas nacionais apontaram que 12% dos entrevistados com mais de 60 anos foram classificados como bebedores pesados (mais de sete doses/semana), 10,4% como bebedores pesados episódicos (mais de três doses em uma única ocasião) e 3% foram diagnosticados como dependentes do álcool. Muitos idosos têm mais tempo livre e menores compromissos profissionais e criam hábitos de beber com mais frequência. Estudos norte-americanos de diversas universidades mostram que até cerca de um terço dos alcoólatras só se tornaram viciados com o envelhecimento. Somam-se a isto as mudanças fisiológicas do organismo, onde uma menor quantidade de álcool pode atingir alcoolemias maiores do que antes, agravando ainda mais as condições. Alterações hepáticas, renais e a maior tendência à desidratação explicam os maiores eventos adversos no abuso do álcool pelo idoso, e também, a possibilidade de uso associado com outros medicamentos próprios das doenças da idade, faz que com muitas drogas aumentem o tempo de ação do álcool por serem seus inibidores enzimáticos, e vice-versa. O alcoolismo entre os idosos pode causar maior número de acidentes de trânsito, havendo dados da Organização Mundial de Saúde que ligam também o álcool a 30% dos casos de suicídio, 50% dos homicídios e 50% dos afogamentos nesta faixa de idade. 

Dica da Semana

Livros

“Redentor”: 
Autor: Rodrigo Alvarez. Globolivros. O autor é um famoso jornalista da Rede Globo que conta a história do famoso monumento carioca, o Cristo Redentor, com recém-completados 90 anos de existência. Fala da sua construção em 1931, a representatividade do Cristo no cenário nacional, passando até mesmo pela alegoria do Redentor proibida no desfile da escola de samba carioca Beija Flor no carnaval de 1989 e sua passagem com saco plástico cobrindo-lhe o rosto. Curioso.

 


 

Publicidade

Veja também