Idosos: parte valiosa da nossa sociedade

EDITORIAL -

Data 15/09/2023
Horário 04:15

Integrar os idosos na sociedade por meio de atividades culturais e educacionais é fundamental para promover o bem-estar, a inclusão e a qualidade de vida desta parcela da população. Com o avanço da medicina, o compartilhamento de informações e o aumento dos cuidados com a saúde, a tendência é que a terceira idade ocupe cada vez mais espaço na sociedade.
Já há alguns anos, pesquisas têm constatado o estreitamento da base da pirâmide etária, em contraponto ao alargamento de seu topo. No entanto, ao mesmo tempo em que os idosos têm sua expectativa de vida ampliada, a sociedade precisa, com urgência, de uma transformação cultural, de modo que passe a respeitar e a tratar com dignidade nossos senis, que tanto contribuíram e continuam contribuindo para a edificação da nação. Foram eles os responsáveis por nos transmitir valores de extrema importância, e não podem, em hipótese alguma, serem relegados ao esquecimento.
Desta forma, ações que integram os idosos no convívio à sociedade, que os despertam para o interesse cultural e educacional, são extremamente necessárias. Nesta semana, O Imparcial noticiou um exemplo disso. Em Pirapozinho, o CCI (Centro de Convivência do Idoso) levou 45 participantes ativos das oficinas disponibilizadas para um passeio no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Por lá, eles participaram de uma exposição de artes, tiveram uma tarde especial em uma sessão de cinema e puderam interagir com pessoas diferentes do seu convívio. 
Por mais simples que o passeio possa soar para muita gente, fato é que tais atividades têm o condão de proporcionar muita alegria e senso de pertencimento aos idosos. Eles merecem o reconhecimento de que continuam sendo parte valiosa e integrante da sociedade.

 
 

Publicidade

Veja também