“Mãe do corpo” é a forma como algumas comunidades tradicionais chamam a parte sutil, imaterial, do útero. Acredita-se que, se a mãe do corpo sai do lugar, a mulher pode sofrer com alguma enfermidade. Isso pode acontecer após a mulher dar à luz, mas não só. No formato de uma instalação coreográfica, este trabalho convida o público para uma experiência imersiva. Mescla as linguagens das artes cênicas e das artes visuais, trazendo elementos de dança e performance.
As sessões, com classificação indicativa de 18 anos, ocorrem no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, no dia 24 deste mês, sábado, às 20h, com espaço kids, enquanto pais, mães e responsáveis vão ao teatro; e no dia 25, domingo, às 19h, com audiodescrição e intérprete de Libras.
Os ingressos serão distribuídos meia hora antes de cada apresentação, em frente ao teatro, com lotação de 25 lugares, por sessão.
A dramaturgia de “Mãe do Corpo” está atrelada à arquitetura do espaço em que se instala. É como se o teatro se tornasse ele mesmo um corpo feminino. A proposta é um rito artístico para cuidar, com arte, de aspectos relacionados à gestação e ao nascimento.
O elenco foi composto durante a vivência de dança terapêutica voltada para mães que fez parte deste projeto em 2024, com o apoio da Prefeitura de Presidente Prudente (Edital Cultura e Arte por Toda a Parte). Desse ajuntamento de mulheres, surgiu a Companhia das Mães, coletivo que vem partilhando saberes e colaborando em produções recíprocas.
A artista propositora desta ação, Emanuella Kalil, é doutoranda em Artes Cênicas pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) e transita entre os campos da arte e das terapias.
Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, edição 2024, por meio da Prefeitura de Presidente Prudente.
Apoio cultural: Pão Nosso - Mini Padaria Artesanal; e Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, de Presidente Prudente / @artgessodecor @_paonosso @lifesucosprudente @associacaodoscegospp.
SERVIÇO
“MÃE DO CORPO”
Quando:
24 de maio (sábado). Sessão às 20h, com espaço kids, enquanto pais, mães e responsáveis vão ao teatro.
25 de maio (domingo). Sessão às 19h, com audiodescrição e intérprete de Libras.
Onde: Teatro Paulo Roberto Lisbôa – Centro Cultural Matarazzo
Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos meia hora antes de cada apresentação, em frente ao teatro. Lotação: 25 lugares, por sessão.
Classificação indicativa: 18 anos.