"Invasão Zumbi"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 22/09/2021
Horário 06:45

COREANO: 
Com o crescente sucesso do cinema coreano, é preciso destacar um filme despretensioso, mas que fez muito sucesso e, que particularmente, me diverte muito. Um misto de “Expresso do Amanhã” e “Guerra Mundial Z” que passam rapidamente durante as duas horas desta trama frenética.

SURPRESA:
Inicialmente parece um filme desinteressante, começando como muitos outros onde vemos dramas familiares, mas tudo muda durante o trajeto de 450 km para a cidade de Busan e que, concomitantemente, ocorre uma infestação viral que faz com que as pessoas mordidas se tornem vampiros enlouquecidos e que consegue correr como o Usain Bolt nas Olimpíadas (o que torna tudo mais cômico). 

ENREDO:
Logo de cara vemos que o enredo não traz nada de relativamente novo e que seu forte passa longe de ser os efeitos especiais, o que faz com que as expectativas de quem vê não fiquem muito altas. Mas não se iluda, há certa beleza para ser vista, o desenvolvimento do relacionamento de pai e filha, o amor entre duas irmãs (que inicialmente tínhamos uma visão errada) e o futuro da nação, articulada pelo time de beisebol.

POP:
O filme se filia ao bom cinema pop que é recorrente no país e consuma seu arco dramático de forma simples, uma vez que o foco da narrativa é ditada pela ação. A partir da segunda metade, é o desespero instaurado e luta pela sobrevivência, com dinâmicas corpo a corpo de sobra.

FILMAGEM: 
O estilo de filmagem de outro país pode soar exagerado quando comparamos aos inúmeros blockbusters americanos. No fim, a falta de explicações e uma conclusão satisfatória acabam deixando o espectador com gostinho de quero mais, o mesmo que aconteceu com o longa protagonizado por Brad Pitt em que retratava um contexto muito semelhante. 

ENTRETENIMENTO: 
É um filme ideal e diferente para quem está cansado do cinema americano e procura algo que não seja “mais do mesmo”. São garantidas risadas, apreensão e entretenimento. Para quem se interessa pelo ascendente cinema coreano, outras dicas são “Old Boy” e é claro, “Parasita”. “Invasão Zumbi” está disponível no catálogo da Netflix.

SIGA: 
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também