IPVA e IPTU à espreita

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do açaí e do acém

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 10/12/2023
Horário 05:30

Tu  toma cuidado para não gastar todo o 13º salário neste mês de festas e confraternizações por um motivo muito simples: janeiro te espera e imposto é o que não vai faltar para o ilustre - e a ilustre - pagar. Jogo duro. Para começo de conversa, a gulosa e insaciável dupla IPVA e IPTU está à espreita.
Ou seja: a dupla sinistra não vê a hora - e nem os minutos e segundos - para meter (epa!) a mão no teu bolso. Além da dupla, há o material escolar e a mensalidade da escola particular. Tudo isto custa os olhos da cara. Aliás, o que custa os olhos da cara pode deixar o cliente cego. Isto é apenas um chiste de cronista que não tem o que fazer (ah, se fosse assim).
A coisa está braba, companheiros e companheiras, mas parece que vai melhorar mesmo com um Pibinho menor do que ovo de colibri. Será que o Bob Fields Neto tem culpa no cartório por este pibinho? Seus adversários garantem que sim. Eles que são brancos que se entendam.
Mas o Natal bate à porta. Também batem os sinos de Belém, como diz a canção natalina. Ou bimbalham os sinos, como diziam radialistas e jornalistas de outras épocas menos estranhas e bizarras. Ânimo forte, como diz Jesus, o aniversariante do próximo dia 25. Pois é, o Papai Noel é mais lembrado no Natal do que o aniversariante. Que eu saiba, ninguém escreve cartas a Jesus Cristo. Estranho, né?
Baita injustiça, pois o dono da festa é Jesus. Aliás, a vida deveria ser uma festa. Com outras palavras, o Nazareno deixou isto implícito ao dizer que "vim para que tenham vida em abundância". Quer festa maior do que ter vida em abundância?
Enfim, é dezembro, hora de esquecer problemas e, principalmente, as dívidas, que doem no nosso bolso. Aliás, à maneira do Barão de Itararé, quando pobre enfia a mão no bolso só tira o celular. Faça uma saborosa ceia, simbolicamente convide o aniversariante, mas cuidado para não exagerar na bebida. Em caso de exagero, tu vai aumentar o lucro da farmacêutica que produz o Engov. No mais, sorria e toque a vida pra frente, pois pra frente é que se anda. 

DROPS

Maduro está às voltas com problemas de gastronomia. Dizem que o presidente venezuelano está ansioso para comer "esse quibe".

Quem muito se justifica passa a impressão de que tem culpa no cartório.

Se o curto-circuito já faz um grande estrago, imaginem o longo-circuito.

O amor é cego, mas o casamento abre os olhos.

Vai construir ou reformar?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas, o mundo das cores. Av. Ana Jacinta, 1.663.
 

Publicidade

Veja também