Liderança e sustentabilidade

OPINIÃO - Wilson Kunze

Data 27/06/2023
Horário 04:30

A liderança vem evoluindo ao longo do tempo, mas provavelmente é nos dias atuais que ela enfrenta os maiores desafios, principalmente pela diversidade demográfica e pelo avanço tecnológico.  
Convenhamos que liderar em um contexto tão diverso é desafiador, pois temos um cenário com choque de gerações, o que significa que questões comportamentais e práticas de gestão vigentes por muito tempo, hoje precisam ser revistas, mediadas e adaptadas. E ao mesmo tempo está ocorrendo uma evolução tecnológica, com o surgimento de novos conceitos e modelos que afetam todos os níveis organizacionais.  
Temos uma geração de profissionais com novos ideais e novas visões, preocupada com questões relacionadas ao estado em que o mundo se encontra. Esses novos líderes buscam desafios e querem ver as mudanças acontecendo, pois nasceram e cresceram num cenário no qual surgiram a internet, celulares, tablets, automação, redes sociais e inteligência artificial. Porém, estão descobrindo que nem tudo acontece com a velocidade que gostariam e por isso desistem dos desafios, trocando facilmente de emprego e muitos acabam se frustrando. Já as gerações que hoje estão acima dos 50, 60 anos cresceram em um cenário relativamente estável, tanto que muitos se aposentaram tendo poucos empregos. 
E essa nova realidade, a princípio caótica, impacta o dia a dia dos negócios e por isso muitas empresas vêm promovendo um mix de gerações nos seus quadros de liderança, mantendo e buscando mesclar profissionais de diferentes gerações, onde os experientes chegaram a ser considerados ultrapassados pelo mercado de trabalho, mas se “descobriu” que carregam uma enorme bagagem de conhecimentos, a qual os líderes das novas gerações precisarão ralar muito para adquirir. É uma fórmula onde todas as partes acabam aprendendo e ganhando.  
Vale ressaltar que características como ética, confiança, inteligência e dinamismo não mudaram e continuam sendo importantes para um líder. E isso é bom para a sustentabilidade dos negócios, pois ter um olhar mais aguçado para as questões ambientais, sociais e de gestão é algo bem vindo. Sabemos que toda empresa precisa ter lucro para sobreviver e historicamente os líderes sempre tiveram isso como premissa. Mas hoje é fundamental ter um olhar mais amplo, focado na sustentabilidade. O perfil da força de trabalho é diverso, seja pelas diferentes gerações, pelas opções de estilo de vida, da diferença étnica e tantos outros fatores. 
Um líder com visão de sustentabilidade inspira e motiva as pessoas a agirem de modo responsável e comprometido com o meio ambiente e o futuro das gerações. E nesse sentido, ter visão de longo prazo permite a tomada de decisões com efeito prático muito além da questão da lucratividade, com respeito aos recursos naturais e também para as questões sociais. E você, como está liderando a sua caminhada profissional? 
 

Publicidade

Veja também