Última hora

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 09/04/2024
Horário 04:14

Gerou certa surpresa o fato do pré-candidato a prefeito Milton Carlos de Mello, “Tupã”, ter trocado o PSD pelo Republicanos na data-limite de filiação para quem pretende disputar as eleições municipais de outubro deste ano. 

SUPLENTE PELO DEM
A última de três eleições que disputou foi em 2018, quando buscou uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo DEM que, na fusão com o PSL, virou União Brasil. Obteve 40.058 votos e ficou como suplente.

PREFEITO PELO PTB
Antes, foi duas vezes prefeito pelo PTB, sendo eleito em 2008 com 52.691 votos, o que representou 46,64% dos votos válidos; e reeleito em 2012 com 59.437 votos, que significou 50,18% dos votos válidos.

FILIAÇÃO RECENTE
Em 16 de junho do ano passado, Tupã filiou-se ao PSD. O que fez junto ao presidente nacional da sigla, o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; que recentemente esteve em Prudente no lançamento de pré-candidatos locais.

SITUAÇÃO DIFÍCIL
Em junho de 2023, Tupã vivia situação difícil, correndo o risco de não poder pleitear candidatura. Consta que Kassab teria ajudado a vencer um difícil julgamento no Tribunal de Justiça que, se condenado, ficaria inelegível.

UMA GESTAÇÃO
Passados menos de 10 meses, a troca do PSD pelo Republicanos parece ter passado por outro secretário: o da Agricultura, Guilherme Piai; com o convite – numa espécie de convocação – feito pelo governador Tarcísio de Freitas.

TUDO TRANQUILO
Tupã confirmou ao Plantão ter sido uma decisão de governo, acrescentando ter acontecido de maneira muito tranquila. Questionado se essa mudança implica ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse se sentir honrado com isso.

A MESMA MARCHA
Como soube que o Plantão perguntou sobre o assunto ao vereador Dr. Enio Perrone, um dos três que usou a janela partidária para filiar-se ao PSD junto a Tupã, disse estar tudo tranquilo e que irão caminhar juntos sim.

SOMENTE DEPOIS
O Plantão perguntou ao Dr. Enio como e quando ficou sabendo da troca na sexta-feira (5); ao que respondeu que, junto aos demais filiados no PSD e pretensos candidatos a vereador, foram chamados na tarde de sábado (6) para reunião domingo (7) às 10h.

CONSELHO DADO
A reunião aconteceu no escritório regional do PSD, onde o novo filiado do Republicanos explicou ter relutado ao pedido e conversado com Kassab, que recomendou que seguisse o governador.

NOVA ALIANÇA
O vereador conta que os filiados no PSD continuam vinculados ao Tupã, em sua pretensão de ser prefeito novamente. Classificou a nova aliança política como importante, com o apoio explícito do governador e do PL (Bolsonaro).

AGENDA DO PREFEITO
Na agenda desta terça-feira (9) do prefeito Ed Thomas (MDB): às 9h, reunião na Associação de Proteção aos Cegos, e, às 10h, receberá no gabinete o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Centro-Sul, Rodrigo Romão.

Publicidade

Veja também