Último mutirão de abril tem 180 vagas para renovação de CNH na região

Atendimentos presenciais ocorrem neste sábado mediante agendamento; serviço é especialmente voltado àqueles que precisam regularizar documento até o final do mês

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 26/04/2023
Horário 15:12
Foto: Lidiana Cuiabano
Mutirão para renovação de CNH ocorre neste sábado em postos do Poupatempo
Mutirão para renovação de CNH ocorre neste sábado em postos do Poupatempo

O Poupatempo oferece, na região de Presidente Prudente, 180 vagas para o mutirão de renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que ocorre neste sábado, o último do mês de abril. As oportunidades são em Adamantina (8 vagas), Álvares Machado (8), Dracena (40), Junqueirópolis (8), Lucélia (8), Osvaldo Cruz (8), Pirapozinho (8), Prudente (60), Presidente Epitácio (8), Presidente Venceslau (8), Teodoro Sampaio (8) e Tupi Paulista (8).

Realizada em parceria com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), o mutirão é especialmente voltado para atender motoristas que precisam regularizar a situação do documento até o final deste mês.

Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme consta em cada documento. Assim, quem tem a habilitação válida até abril deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento. A renovação também pode ser feita nos 30 dias que antecedem a validade impressa no documento.

Além disso, as CNHs vencidas em agosto de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) também precisam atualizar o documento até 30 de abril. O prazo máximo para regularização das habilitações vencidas entre junho e dezembro de 2022 vai até 31 de agosto deste ano, conforme o cronograma disponível no final da matéria.

É necessário agendar

O agendamento para a realização do serviço deve ser feito pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual "P", disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran-SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online e realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo. Posteriormente, o novo documento chegará ao endereço de cadastro pelos Correios.

Os motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada. 

Renovação da CNH 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital e clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema. 

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado. 

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo. 

Calendário com os novos prazos de CNH

Mês/Ano de Vencimento  Prazo Máximo 
Agosto/2022  Abril/2023  Abril/2023 
Setembro/2022  Maio/2023  Maio/2023 
Outubro/2022  Junho/2023  Junho/2023 
Novembro/2022  Julho/2023  Julho/2023 
Dezembro/2022  Agosto/2023  Agosto/2023 
Publicidade

Veja também