Malha ferroviária

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 25/10/2020
Horário 04:39

O governo federal anuncia planos para renovação e ampliação da malha ferroviária brasileira, conforme o secretário nacional de Transporte Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa, doutor em transportes com ênfase em logística.

Pouco, bem pouco

No Brasil existem 29 mil km de estradas de ferro e apenas 20 mil são operacionais, ainda que os trens de carga apresentem o melhor custo-benefício. No país são apenas 15% de participação do transporte ferroviário no tráfego de grandes volumes.

Oeste paulista

Em sua recente estada em Brasília, o deputado estadual Ed Thomas (PSB) esteve com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. Fez a solicitação de que a malha ferroviária do oeste paulista seja incluída nos planos do ministério.

Agenda positiva

Como parte da agenda positiva em Brasília, o deputado esteve com o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Geraldo Melo, e fez o convite para vir a Prudente quando da entrega de 1,5 mil títulos de propriedade rural.

Entrega de titulos

A entrega dos títulos para produtores da agricultura familiar do oeste paulista ainda não tem data definida pelo Ministério da Agricultura, mas tudo indica que acontecerá ainda este ano e com a possível presença da ministra Tereza Cristina.

Sessão de amanhã

São mais de 120 proposituras na pauta da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Prudente, às 14h de amanhã. Os dois maiores volumes são 49 congratulações e 43 indicações sobre melhorias e serviços públicos.

Saída e entrada

Wellington Bozo (MDB), que deixou o cargo na semana passada, deixou cinco proposituras protocoladas. Até ontem de manhã não havia protocolo feito por Wladimir Cruz (PSDB), que assumiu o cargo de vereador na sexta-feira.

Está de regresso

Como já foi vereador, Wladimir está de regresso à Câmara como suplente de Natanael Gonzaga, morto em abril. Bozo tinha assumido em maio, mas como havia mudado de partido, teve que deixar o cargo por conta de decisão da Justiça Eleitoral.

Grande bobagem

No entendimento do Plantão é uma grande bobagem o discurso de candidatos a prefeito sobre drástica redução de secretarias, a pretexto de austeridade administrativa. As secretarias são unidades necessárias para o gerenciamento da máquina administrativa.

Agilidade e eficiência

Tá certo que ninguém está dizendo que irá suprimir todas as secretarias, assim como é certo que as secretarias representam descentralização de ações com a finalidade de proporcionar mais agilidade e eficiência aos serviços públicos.

Apenas mais três

Considerando hoje, restam apenas mais três domingos para as eleições municipais. Grande parte dos candidatos a vereador está acelerando suas campanhas, 13 foram impugnados pela Justiça e tem quem está desistindo, ainda que não oficialmente.

Em aprovação

Questionado pelo Plantão sobre a anunciada instalação em Prudente de uma loja do Amigão Supermercados, o secretário municipal de Planejamento, Luiz Abel Gomes Brondi, disse que o projeto de construção está em fase de aprovação.

Publicidade

Veja também