"Meu Rico Português"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 01/11/2022
Horário 07:00

A TV Tupi teve momentos de grande sucesso ao longo da década de 70, dentre estes, se destaca a novela “Meu Rico Português”, de 1975. Escrita por Geraldo Vietri, a história era uma espécie de reinvenção do sucesso de 1968, Antônio Maria com Sérgio Cardoso que também contava as aventuras de um português. Severo Salgado (Jonas Mello) chega de Portugal e trava uma grande amizade com uma rica viúva Dona Veridiana (Dina Lisboa), ao mesmo tempo em que se relaciona com sua sobrinha Walkíria (Márcia Maria). A trama teve também como destaque um casal de alemães vividos por Cláudio Corrêa e Castro e Elizabeth Hartmann e vários nomes de sucesso como Paulo Figueiredo, Maria Estela, Wilson Fragoso, Flávio Galvão, Arlete Montenegro e Etty Fraser. Chegou a ganhar na audiência em São Paulo da novela “Cuca Legal”, exibida na Globo na mesma época e horário. 

“As duplas românticas das novelas”

Na semana passada, conversamos sobre as mais famosas duplas românticas do cinema antigo, mas as novelas brasileiras também tiveram muitas duplas famosas que se repetiram em diversas tramas. A mais famosa dupla de todos os tempos foi o eterno casal Tarcísio Meira e Glória Menezes, que estrelaram, inclusive, a primeira telenovela diária do país, “2-5499 Ocupado”, na TV Excelsior em 1964, em uma parceria e casamento que durou quase 60 anos até a morte do eterno galã. Uma dupla que ajudou na consolidação e hegemonia da Rede Globo em tramas inesquecíveis, como “Irmãos Coragem”, 70, “O Semideus” 73-74 e “Guerra dos Sexos”, 83. Contudo, a primeira dupla romântica de sucesso da emissora foi Yoná Magalhães e Carlos Alberto, que também foram casados entre 1966 a 1971, estrelando várias tramas, como “Eu Compro Essa Mulher”, 66, na Globo e “Simplesmente Maria”, 70-71, na Tupi. Regina Duarte e Cláudio Marzo fizeram quatro novelas nos primórdios da Globo, como “Véu de Noiva”, 69 e “Carinhoso”, 73 numa dobradinha de sucesso. Na TV Tupi, Eva Wilma fez história com o primeiro marido John Herbert no seriado “Alô Doçura”, que durou dez anos nas décadas de 50-60 e, depois, com o segundo marido Carlos Zara em novelas como “O Meu Pé de Laranja Lima”, 70-71 e “Mulheres de Areia”, 73-74. Tony Ramos e Elaine Cristina foram também queridinhos em diversas novelas da TV Tupi, como “Ídolo de Pano” 74 e “A Viagem” 75-76. Francisco Cuoco e Dina Sfat também estiveram juntos em cinco novelas na Globo, como “Selva de Pedra”, 72, e “O Astro”, 78. Outras duplas marcantes da época: Tony Ramos e Elizabeth Savalla (“O Astro” 78 e “Pai Herói” 79), Francisco Cuoco e Betty Faria (“Pecado Capital” 75 e “Duas Vidas” 76), Fábio Júnior e Glória Pires (“Cabocla”, 79 e “Água Viva”, 80), José Wilker e Natália do Valle (“Final Feliz”, 83 e “Transas e Caretas”, 84), Nívea Maria e Cláudio Cavalcanti (“O Feijão e o Sonho”, 76 e “Maria, Maria” 78) e Aracy Balabanian com Walmor Chagas (“Corrida do Ouro”, 74 e “Locomotivas”, 77). 

Dica da Semana

Televisão / Streaming 

“Anjo Mau”:
A versão clássica original de “Anjo Mau”, escrita por Cassiano Gabus Mendes, exibida em 1976 em preto e branco, entrou na lista de exibição do Globoplay. A eterna história da ambiciosa babá Nice (Susana Vieira) que se apaixonava pelo patrão Rodrigo (José Wilker) retorna após 46 anos com um elenco de astros que já partiram como Luiz Gustavo, José Lewgoy, Vanda Lacerda, Ilka Soares, Sérgio Britto, entre tantos outros. 


 

Publicidade

Veja também