"Meus filhos, minha vida"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 03/10/2023
Horário 09:00

O SBT teve um núcleo de teledramaturgia bastante ativo entre 1982-86 com diversas produções nacionais baseadas ou inspirados em textos originais mexicanos ou latinos. Esta produção de 1984 foi uma das poucas desenvolvidas por autores nacionais: “Meus Filhos, Minha Vida”, de autoria de Crayton Sarzy e Ismael Fernandes. Na trama, os conflitos de uma mãe abnegada Dona Luzia (Miriam Pires), que se dedicou a criar sozinha os três filhos homens e hoje sofre com os caminhos tortuosos que seguiram. André (Dênis Derkian) esquece a família ao casar com uma milionária ciumenta, Mário (Raymundo de Souza) se envolve ingenuamente num assalto e acaba preso, e Pedro (Carlo Briani) é obrigado a abandonar a cidade. Luzia tenta auxiliar a todos, apesar das injustiças e ingratidões, se apegando à fé em Nossa Senhora Aparecida. Um elenco que contou com Eliane Giardini, Cleide Yáconis, Arlete Montenegro e Cláudia Alencar. Miriam Pires ganhou o prêmio de Melhor Atriz do Ano pela APCA e a novela foi regravada em 1996, com o título de “Razão de Viver”, com Irene Ravache.

“Teste sanguíneo laboratorial para doença de Alzheimer”

O diagnóstico da doença de Alzheimer é baseado principalmente na história clínica, avaliação dos déficits cognitivo-intelectuais e nos prejuízos provocados pela demência nas atividades instrumentais e básicas da vida. Os achados de neuroimagem (tomografia e ressonância) são inespecíficos e até mesmo ausentes em fases iniciais, não sendo fundamentais para o diagnosticado. Desta forma, muitos casos são presumidos como sendo da doença de Alzheimer, havendo muita confusão com outros tipos de demência. Recentemente, foi desenvolvido um teste sanguíneo que detecta fragmentos de proteínas que se deposit de forma anômala no cérebro de pacientes com Alzheimer. A doença se caracteriza pelo acúmulo anormal de proteína beta-amiloide (formando placas senis) e de proteína fosfotau (determinando emaranhados neurofibrilares). Laboratórios brasileiros já está disponibilizando o teste Previcity AD2 que tem a capacidade de detectar partículas amiloides anômalas no sangue a um custo estimado de R$ 3.600 (não disponível pelo SUS, nem por convênios médicos). Se por um lado, a positividade pode contribuir para uma maior facilidade diagnóstica em casos atípicos ou iniciais, o teste pode ser positivo numa fase pré-demência, determinando remodelação em estilo de vida e até mesmo a instituição de terapêuticas mais precoces. A indicação do teste deve se restringir a pessoas acima de 55 anos com queixas cognitivas, particularmente de memória, principalmente com histórico familiar para doença de Alzheimer e demência. No entanto, a importância desse teste será mais definida, quando novas terapêuticas promissoras testes, possam ser utilizadas, pois o alarme precoce do risco de demência também pode provocar efeitos deletérios baseados em estresse, ansiedade e depressão.

Dica da Semana

Livros

“Até que enfim mais tempo”:
Autor: Mark Foster. Editora Fundamento. Subtítulo : Faça Tudo e mais um Pouco. O autor especialista em marketing relata suas técnicas de administração do tempo com foco e disciplina para otimizar as ações nas 24h do dia. Como lidar com interrupções, emergências, procrastinação e ainda sobrar tempo para família e lazer.


 

Publicidade

Veja também