Ômicron em Pirapozinho

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 16/01/2022
Horário 03:33

Nesta semana foi confirmado o primeiro caso da variante Ômicron na cidade. Segundo as autoridades de saúde, trata-se de um caso importado, o paciente não mora na cidade, estava passando as festas de final de ano e está curado. A Vigilância Epidemiológica do município monitora sistematicamente a família e contatos próximos.

RISCO DE CONTAMINAÇÃO
Considerando o alto risco de contaminação da variante Ômicron, a orientação é para que todos os cuidados de prevenção sejam reforçados. A população deve estar atenta ao uso adequado de máscaras, manter o distanciamento social, evitar aglomerações, fazer o uso do álcool em gel, lavar constantemente as mãos.

ESQUEMA VACINAL COMPLETO
Autoridades de saúde recomendam o ciclo completo do esquema vacinal contra a Covid-19, que pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde II (Centro de Saúde) de Pirapozinho. Pacientes com sintomas gripais devem procurar o pronto-socorro da cidade.

ISOLAMENTO DOMICILIAR
Ainda em Pirapozinho, a Polícia Civil está de olho nos pacientes diagnosticados com Covid–19. A fiscalização contará com o apoio dos policiais civis para saber se os pacientes com a doença estão cumprindo isolamento domiciliar. Segundo as autoridades de saúde da cidade, há muitas denúncias sobre o descumprimento de isolamento social dessas pessoas que, ao saírem na rua, colocam em risco a vida de todos os outros cidadãos.

SINTOMAS GRIPAIS
No último sábado, 15, Narandiba realizou plantão de atendimento para sintomáticos respiratórios. Pacientes com gripe ou suspeitas de Covid-19 foram atendidos na unidade de saúde da cidade. Já em Sandovalina, Centro Covid continua com atendimento mesmo quando muitas cidades encerraram atendimentos em unidades especializadas para síndromes gripais e de Covid-19.

BANCO SEM ATENDIMENTO
A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) recebeu inúmeros relatos do fechamento de agências bancárias, por conta do avanço da Covid-19 entre bancários. Em Pirapozinho não foi diferente. A agência bancária do Santander ficou fechada para cumprimento dos protocolos sanitários. Somente caixas eletrônicos atenderam os correntistas e quem precisou de atendimento como cadastro de biometria, por exemplo, precisou ir até as cidades vizinhas de Narandiba e Tarabai. O Santander informou que fechou poucas agências preventivamente, em respeito aos protocolos de saúde e de segurança, mas que as operações estão mantidas.

BUEIROS SEM PROTEÇÃO
Em Pirapozinho, flagramos bueiros sem grades de proteção. Estamos na estação do ano com chuvas intensas e um bueiro aberto traz risco aos moradores, animais de pequenos portes. É importante um olhar das autoridades para bueiros dos bairros Parque Alvorada e Jardim das Flores. 

DESAFIO DE MTB
Estão abertas as inscrições para o Desafio MTB de Narandiba e para a 2ª Corrida de Rua da cidade. Os eventos estavam previstos para serem realizados no ano passado, mas com a pandemia foram adiados. Agora, os eventos serão realizados no dia 20 de março de 2022 com uma premiação especial, são mais de R$ 15 mil. As inscrições podem ser realizadas no no site https://www.streetracebrasil.com.br. Se você se inscreveu para edição 2020, fique tranquilo, inscrições estão validadas para a edição 2022.

ABNER NO MANCHESTER CITY?
Nesta semana, o Globo Esporte destacou que o Manchester City está de olho no lateral-esquerdo Abner, do Athletico Paranaense. O jovem de Pirapozinho está sendo sondado pelo time do Reino Unido. Desejamos sucesso ao jovem jogador!

Publicidade

Veja também