Mobilização de alunos contribui com desabrigados pela chuva

Atlética da Medicina Jaú, juntamente com colaboradores, abraçaram a causa da Paróquia de Santo Antônio e estão arrecadando doações em prol das famílias que perderam tudo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 03/02/2022
Horário 06:55
Foto: Thais Gonçalves
Além do PIX, Paróquia Santo Antônio está recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, móveis, colchões, produtos de higiene pessoal e limpeza
Além do PIX, Paróquia Santo Antônio está recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, móveis, colchões, produtos de higiene pessoal e limpeza

Em três dias choveu em Jaú o previsto para um mês. Com o temporal, o Rio Jaú transbordou e alagou vários pontos da cidade. A enchente causada já é considerada a maior desde a década de 70. Até o momento, uma pessoa morreu, uma pessoa está desaparecida e ao menos 500 casas foram atingidas, deixando centenas de desabrigados. Diante desta triste realidade, a Atlética da Medicina Jaú da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) juntamente com o corpo docente e os colaboradores da universidade abraçaram a causa da Paróquia Santo Antônio e estão arrecadando doações em prol dessas famílias que perderam tudo.
De acordo com a acadêmica do 6º termo da Medicina Jaú e presidente da Atlética, Isabela Lyria de Alencar Bassanezi, os estudantes, assim que souberam da situação pela qual a cidade está passando, prontamente iniciaram uma grande mobilização para ajudar as famílias desabrigadas. “Logo na manhã de domingo, eu acordei com inúmeras mensagens, além de fotos e vídeos nas redes sociais sobre o que estava acontecendo em Jaú. Tudo isso deixou eu e meus colegas da faculdade muito sensibilizados, afinal, Jaú se tornou a nossa cidade também, e apesar de as aulas voltarem só na próxima semana, mesmo longe, nós tínhamos que fazer algo por esse lugar que tem nos acolhido tanto”.
Isabela relata que com a distância física, além de orar e direcionar energias positivas para os jauenses, os estudantes junto com os professores e os colaboradores da Unoeste tiveram a ideia de promover uma arrecadação de valores por PIX. “Nós fizemos um levantamento das paróquias de Jaú e escolhemos a Santo Antônio para direcionar as doações. Com destino definido e com o número do PIX da igreja, nós elaboramos as artes e iniciamos o disparo nas redes sociais”. A futura médica destaca que, por ora, essa foi a maneira que eles encontraram para ajudar, mas que pretendem fazer mais. “Já falei com o pessoal da secretaria de esportes que na semana que vem estamos de volta e que a Atlética da Medicina Jaú está à disposição para se voluntariar no que precisar. Queremos contribuir com Jaú”, complementa.

Ajuda ao próximo

A responsável pela secretaria acadêmica do campus Jaú, Joici Bolsoni, que também está à frente das arrecadações, conta que o primeiro passo dado pela universidade foi saber se todos os colaboradores e familiares estavam bem. “Nós procuramos ver se tinha alguém dos nossos funcionários em alguma área de risco para ajudar. Ao saber que todos estavam seguros, nós juntamente com a Atlética da Medicina direcionamos nossas energias para a arrecadação junto à paróquia Santo Antônio”.
Joici menciona que até o momento eles conseguiram abrigar quem necessitava, além de contribuir com 600 marmitas, água potável com a instalação de um bebedouro na porta da igreja, com roupas, colchões, jogos de cama, cobertores, além de itens de higiene pessoal como escova e creme dental, sabonetes e absorventes. “Felizmente a ação tem sido muito positiva, mas ela continua, afinal, ainda tem muita gente precisando. Tenho certeza que cada um doando um pouquinho, juntos vamos conseguir amenizar a dor dessas pessoas”.
Para o padre Armandinho, responsável pela paróquia Santo Antônio, poder contar com a ajuda dos estudantes, da Atlética da Medicina e da Unoeste divide as tristezas e multiplica as esperanças. “Diante do cenário tão delicado que a cidade se encontra, a união pela caridade é a certeza de que somos um só povo, uma só família e todos irmãos”, afirma.
O padre acrescenta que, além do PIX, a paróquia está recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, móveis, doações em dinheiro, colchões, produtos de higiene pessoal e limpeza. “Nossa Paróquia está aberta das 10h às 17h para receber doações e também para destinar as doações às famílias atingidas pelas chuvas. Com a Graça de Deus, temos muitos itens à disposição de todas essas famílias”, finaliza.

SERVIÇO
A Paróquia Santo Antônio fica na Rua Gomes Botão, 441 - Jardim Santo Antônio. O PIX para doações é CNPJ: 45.356.292/0129-00.

Publicidade

Veja também