O “Momento Papo de Mãe” estreia uma temporada cheia de novidades nesta segunda-feira. Apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, o programa ganha novo cenário e passa a abordar temas que vão até a adolescência. A atriz Vanessa Gerbelli, mãe do Tito, de 10 anos, e o psicólogo Tiago Tamborini participam do programa de estreia da nova temporada, com o tema Como dar Conta de Tudo. Vai ao ar às 11h45 e às 17h45, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.
Da gravidez ao filho adolescente, todas as etapas e suas particularidades ganham destaque na nova temporada. Segundo Mariana Kotscho, a ideia é falar com famílias que tenham filhos de todas as idades, para tratar de assuntos relativos a grávidas, bebês, crianças e também adolescentes. “Até porque, quem tem mais de um filho pode estar vivenciando etapas diferentes com cada um deles. Ou quem tem filho ainda pequeno já pode se preparar para os desafios que vêm pela frente”, explica.
Roberta Manreza conta que ela e Mariana estão animadas com a nova fase do programa. “Agora também atingiremos famílias de crianças mais velhas, pré-adolescentes e adolescentes. Vamos ampliar o nosso trabalho e poder ajudar na criação dos filhos em todas as idades”. Sobre o cenário, a apresentadora diz que “foram criados espaços para crianças e jovens participarem das discussões”.
Mariana acrescenta que, cada vez mais, o “Momento Papo de Mãe” terá a participação dos telespectadores, que poderão enviar, por escrito ou vídeo, comentários e perguntas sobre a vida em família, gravidez, pós-parto, criação, educação e comportamento, entre outros tantos temas.
Programa de estreia
No primeiro programa da nova temporada, a atriz Vanessa Gerbelli, mãe do Tito, de 10 anos, e o psicólogo Tiago Tamborini conversam sobre o tema “Como dar Conta de Tudo”. Como a maioria das mães, Vanessa tem que conciliar trabalho, filho e atividades cotidianas. Na atração, ela comenta como faz para dar conta de todas as tarefas, inclusive, se valendo da ajuda de outras pessoas e do grupo de WhatsApp de mães da escola. “Eu tenho uma tendência clara a sentir culpa, mas eu tento lutar contra isso”.
Vanessa lembra que, quando Tito tinha cinco meses, ela foi chamada para fazer a protagonista em uma novela. “Eu gravava 11 horas por dia. Eu sentia muita culpa, porque ele era muito pequeno. Apesar do trabalho ter sido muito bom para mim, para minha carreira, eu fiquei muito dividida”.
O psicólogo Tiago Tamborini alerta para este sentimento de culpa. “O erro é a mãe querer dar conta de tudo. A ideia é que nós sejamos suficientes, e não completos”, enfatiza. Ele também chama atenção para o fato de, muitas vezes, os pais utilizarem os momentos com os filhos para cobrar ou cumprir tarefas. “Aquele tempo que você teria com ele para troca, para ouvir, para sentir, pra se relacionar, ele vira um tempo de cobrança”.
No programa, Vanessa e Tiago ainda falam de outros assuntos relacionados ao tema, como o fato dos pais se cobrarem tanto e sobre aqueles que se tornam “reclamões”, devido a tantas tarefas.