Municípios da região avançam na vacinação de adolescentes contra Covid-19

Imunização do público de 15 a 17 anos sem comorbidades iniciou nesta segunda-feira, contudo, algumas cidades já se encaminharam para imunização da faixa etária entre 12 e 14 anos

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 03/09/2021
Horário 07:19
Foto: Secom/Prudente
Vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos iniciou nesta segunda, conforme calendário do Estado
Vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos iniciou nesta segunda, conforme calendário do Estado

Começou nesta segunda-feira a vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos, de acordo com o calendário do PEI (Plano Estadual de Imunização). No entanto, o cronograma dentro de cada município é definido conforme o número de doses disponíveis, e algumas cidades da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, inclusive, já avançaram para imunização da faixa etária entre 12 e 14 anos. 
A Prefeitura de Pirapozinho, por exemplo, informou que já vacinou os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, e o público de 15 a 17 anos sem comorbidades. A procura, segundo o município, tem sido elevada, e, inclusive, nesta quarta-feira, 450 adolescentes receberam a dose de esperança. 
Em Mirante do Paranapanema, a Vigilância Epidemiológica Municipal informou que já vacinou os adolescentes de 12 a 17 anos com doenças crônicas. No dia 24 de agosto, portanto, iniciou a vacinação da faixa etária dos 17 anos sem comorbidades, e no dia 30 do mesmo mês a imunização do público com 15 a 16 anos (sem comorbidades). “Até o momento estamos tendo uma ótima adesão da população”, informou o órgão.
Na cidade de Sandovalina, o calendário vacinal também está avançado. Por lá, os adolescentes com doenças crônicas já foram imunizados, e agora o munícipio vacina a faixa etária entre 12 a 17 anos sem comorbidades.
O município de Presidente Epitácio também está à frente do calendário do Estado. Por lá, iniciaram a vacinação do público de 16 e 17 anos sem doenças crônicas no dia 16 de agosto. Segundo a Prefeitura, nesta semana, a cidade recebeu doses para imunizar a faixa etária de 15 a 17 sem comorbidades, mas diante de eventuais sobras, desde ontem já vacina adolescentes até 12 anos.  
A Prefeitura de Presidente Prudente informou que, desde o início desta semana, já está vacinando todos os jovens entre 15 e 17 anos, com ou sem comorbidades, e que tem tido adesão expressiva por parte do público-alvo. Até o momento já foram administradas 6.239 doses. “Para a semana que vem, o Estado prevê enviar imunizantes para a faixa etária entre 12 e 14 anos, concluindo o público de adolescentes. A estimativa é de que haja 17 mil pessoas entre 12 e 17 anos na cidade”, completou o Executivo. 

Calendário estadual

Alguns municípios, no entanto, acompanham o calendário do PEI (Plano Estadual de Imunização). Em Narandiba, por exemplo, os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades já receberam a dose de esperança, e nesta semana a Saúde municipal está imunizando o público de 15 a 17 anos sem comorbidades.
Já a cidade de Santo Anastácio deu início ontem à vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades. Ao todo, 637 pessoas receberam o imunizante nesta quinta-feira. A faixa etária com comorbidades já foi vacinada, informou a Prefeitura. 

SAIBA MAIS
É válido ressaltar que o calendário do Plano Estadual de Imunização prevê a imunização de adolescentes entre 15 e 17 até este domingo, e de 12 e 14 anos de 6 a 12 de setembro. 

MAIS INFORMAÇÕES

Com plantão noturno, Prudente anuncia vacinação a partir dos 15 anos na 2ª feira

Prudente inicia vacinação de jovens de 17 anos a partir de segunda

Publicidade

Veja também