"Nada Ortodoxa"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 10/01/2024
Horário 08:40

MINISSÉRIE: 
Uma das mais novas minisséries da Netflix está entre as mais assistidas da plataforma, pois trata de um assunto pouco conhecido pela maioria das pessoas. “Nada Ortodoxa” contém quatro episódios e é inspirada na história de Deborah Feldman. 

TRAMA: 
A trama mostra Esty, uma jovem judia que foi criada em uma comunidade ortodoxa extremamente fechada, em um bairro de Nova York. Eles acreditam que o holocausto durante a Segunda Guerra Mundial é um castigo pela assimilação judaica a cultura europeia, o que os faz viver sob rígidas regras e até cruéis.

LIBERTAÇÃO: 
A protagonista tinha o casamento como a solução para seus problemas, mas rapidamente descobre a dura realidade. Se sentindo aprisionada e infeliz, ela decide deixar tudo para trás e ir em busca de sua liberdade em Berlim, para encontrar sua mãe.

CONSTRUÇÃO: 
A obra acompanha inúmeros flashbacks que contam as vivências da garota e tudo o que a motivou seguir este novo caminho. Os personagens, judeus ou não, são muito bem construídos apesar da pequena quantidade de capítulos, todos têm sua função muito bem assinalada e o que torna tudo ainda mais interessante de ser visto.

PRECONCEITO: 
A produção se preocupa muito em não permitir que preconceitos venham à tona, já que sua temática é muito séria e carrega o peso da história recente em sua trama. Como todos sabem, existem inúmeros filmes e séries que contam sobre a guerra e o genocídio do povo judeu, mas ainda existem muitos assuntos que não podem mais perder tempo e precisam ser abordados.

REFLEXÃO: 
Refletir é a palavra que melhor caracteriza “Nada Ortodoxa”. Refletir sobre o que não sabemos, sobre nossos preconceitos, sociedade, cultura e convivência. Também é sobre nosso lugar de falar, ouvir e opinar sobre o que conhecemos ou não! Essa aula de empatia precisa ser assistida e o seu debate precisa ser levantado, por isso, não perca esta maravilhosa minissérie na Netflix!

Publicidade

Veja também