A TV Bandeirantes rivalizou com a TV Globo no início dos anos 80 na qualidade da produção artística de suas telenovelas. “Ninho da Serpente” foi exibida às 20h em 1982, escrita por Jorge Andrade e contava a história da família Taques Penteado: quando o patriarca morre, sua perversa irmã Guilhermina (Cleide Yáconis) acredita que vai herdar todo o patrimônio, mas a abertura do testamento revela um filho bastardo, Mateus (Kito Junqueira), que passa a morar na mansão com os esnobes ex-donos. Um elenco primoroso de estrelas como Juca de Oliveira, Eliane Giardini, Laura Cardoso, Selma Egrei e Júlia Lemmertz, e um conjunto de grandes atores já falecidos, como Márcia de Windsor (que morreu faltando apenas cinco capítulos para completar a novela), Carmem Silva, Lúcia Mello, Edgar Franco, Beatriz Segall, Sônia Oiticica e Nydia Lícia.
Coluna do Idoso
A tirzepatida em idosos
A tirzepatida (Mounjaro) virou a vedete da vez, levando a um uso descontrolado e inadequado na obtenção de resultados rápidos de perda de peso, sem acompanhamentos médicos regulares adequados. A tirzepatida age imitando a ação de dois hormônios naturais do organismo: o Polipeptído Inibitório Gástrico (que causa saciedade) e o peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1, que controla a glicemia). Ela pode ser usada mesmo em idosos de idade avançada, com especial cuidado na monitorização de seus efeitos sobre a glicemia (taxa de açúcar sobre o sangue), não necessitando de ajuste de doses, nem mesmo em idosos com níveis de insuficiência renal. No entanto, o seu indiscriminado não deve visar no idoso, a perda de peso para emagrecimento estético, mas os benefícios do mesmo sobre o controle da glicemia e na saúde cardiovascular global e na funcionalidade do idoso. Como benefícios, a tirzepatida pode ser eficaz para o diabético tipo 2 e controle da obesidade. Alguns estudos iniciais demonstram proteção contra o declínio cognitivo, mas não é medicamento aprovado para as demências. Há evidentes indícios de melhora da saúde renal e cardiovascular com o uso da substância. Por outro lado, alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar riscos: a perda de peso rápida pode levar à fragilidade com sarcopenia (perda de massa muscular) e risco de fraturas. Efeitos gastrointestinais como diarreia e vômitos podem ocorrer, com riscos de desidratação, indicando particular atenção na ingesta de líquidos e medicamentos de controle dos sintomas. O seu uso deve ser combinado com dieta rica em proteínas (90-120g/dia), treino de força muscular (particularmente musculação), reposição de cálcio, vitamina D, e outras vitaminas e sais minerais. Exige receita médica para sua prescrição e o uso indiscriminado e de fontes duvidosas deve ser evitado.
Dica da Semana
Novelas / Globoplay
“Champanhe”:
Lançada no Projeto Fragmentos, esta novela exibida originalmente às 20h entre 1983-84 de Cassiano Gabus Mendes, encontra-se em cinco capítulos disponíveis. O entrecho principal é descobrir quem foi o assassino de uma garçonete ocorrido em uma festa há 13 anos, num elenco liderado por Tony Ramos, Antônio Fagundes e Irene Ravache. A oportunidade é de rever vários atores falecidos, como Jorge Dória, Henriqueta Brieba, Cláudio Corrêa e Castro, Ilka Sores, Izabel Ribeiro, Cláudia Magno, Irving São Paulo, Eloísa Mafalda, Sebastião Vasconcelos, Beatriz Segall, Armando Bogus e Luís Carlos Arutim, entre outros.