“Nossa ideia é fazer um elenco bem forte em 2024, pra conseguir esse  título e, consequentemente, o acesso”

André Garcia, presidente do Grêmio Prudente

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 29/10/2023
Horário 06:44
Foto: Rodrigo Corsi / Agência Paulistão
 Na quinta, em São Paulo, André Garcia participou do Conselho Técnico da Série A3 do Campeonato Paulista
Na quinta, em São Paulo, André Garcia participou do Conselho Técnico da Série A3 do Campeonato Paulista

Antes da ida até São Paulo para participar do Conselho Técnico da Série A3 do Campeonato Paulista, ocorrido na quinta-feira, o presidente do Grêmio Prudente, André Garcia, concedeu entrevista ao O Imparcial falando das expectativas para a temporada 2024 e fazendo um balanço do Carcará em 2023. Além do mais, o mandachuva do Grêmio indicou a possibilidade da abertura da categoria Sub-20 na base gremista já para o próximo ano, porém não cravou que a construção do CT (Centro Treinamento) do Carcará será realizada em 2024. A apresentação do elenco para a pré-temporada deve acontecer na segunda quinzena de novembro. 

Para começar, gostaria de questioná-lo sobre sua participação na reunião. Quais são as principais demandas do Carcará para a disputa na A3 2024? É esperada alguma mudança de formato da competição? 
E em relação à primeira pergunta, vou estar pessoalmente lá no congresso. Na realidade, ele começa na quarta-feira né com algumas palestras, mas a parte do arbitral realmente na quinta de manhã, então estarei marcando presença sim representando o clube. Com relação aos pontos que vão ser discutidos, a tendência é que o formato seja mantido na Federação, normalmente a mesma que estipula o regulamento. Os clubes acabam podendo opinar ou levar algumas demandas que ficam mais restritas ao critério de desempate, número de atletas que podem ser inscritos na competição, quantos atletas podem ser alterados e em que fase isso pode acontecer.

A intenção da diretoria é que os jogos em casa aos finais de semana continuem aos sábados pela tarde? 
O clube mandante tem essa prerrogativa de escolher, isso pode ser feito um pouco mais pra frente. A gente vai estar refletindo sobre o assunto. Pode ser no sábado à tarde, pode ser no sábado um pouco mais tarde às 19h, tem possibilidades no domingo de manhã ou até mesmo no domingo à tarde. Então, a gente vai estar avaliando e talvez quem sabe até consultar a torcida visando um maior comparecimento possível de público.

Diante das mudanças no elenco, é possível citar os nomes dos atletas que permanecem no Grêmio Prudente para 2024? O técnico Ademir Fesan segue no comando da equipe, não? 
O Ademir Fesan já foi confirmado que segue, sem nenhum tipo de novidade. Com relação ao elenco, a gente conseguiu manter uma base superior a 50%. Já temos alguns nomes já encaminhados ou até fechados para o ano que vem e assim que a documentação tiver toda pronta, a gente vai começar a divulgar no momento mais oportuno, talvez ali mais próximo da apresentação, quando os atletas iniciarem a pré-temporada. Nossa ideia é fazer um elenco bem forte, com bastante experiência pra conseguir esse título e, consequentemente, o acesso. 

Qual é o balanço que você faz da temporada 2023 do Carcará? Em relação a como começou e fechou o ano, o Grêmio Prudente subiu de patamar?  
Com relação ao desempenho no ano de 2023, acredito que foi muito bom, lógico que chegar tão próximo e não ter a conquista sempre nos faz refletir, já que algo não deu certo. Com certeza hoje o clube está numa posição diferente dentro da divisão. Quando você disputa pela primeira vez, entra como uma espécie de azarão e hoje a gente já é reconhecido pelos outros clubes e até mesmo pelos atletas que a gente vem tentando contratar, estamos tendo esse feedback como um clube que com certeza vai brigar pra chegar entre os primeiros.

Ao final do jogo de volta da semifinal da Copa Paulista, você declarou ao narrador Cid Jr. que o Grêmio chega para brigar pelo título da A3. Acredita que a cobrança por parte da torcida e da imprensa será maior na próxima temporada? 
É da mesma forma, né? Acho que o torcedor também vai enxergar isso em relação ao clube, não de ter uma cobrança maior acho, mas sim uma expectativa talvez de só chegar nas finais talvez não o seja encarado da mesma forma que em 2023. Talvez em 2024 exista essa sua expectativa de que o acesso venha, mas ela é nossa também. Então, não vai ter nada fora do que estamos planejando e óbvio que entre querer e fazer acontecer existe uma série de coisas.

Presidente, em termos de patrocínios, renda dos jogos em casa e venda de atletas, qual foi o balanço financeiro do Carcará neste ano? É possível listar cada ponto? 
Sobre a parte financeira, tivemos uma boa adesão dos patrocinadores, nossa camisa foi bem estampada, bastante placas no estádio. A gente praticou também valores bem razoáveis que fossem viáveis para as empresas aqui da cidade e levando em consideração também a divisão que a gente ocupa. Com relação à renda, ela foi melhor na A3 do que na Copa Paulista, caiu um pouco, ficou abaixo do que a gente esperava apesar de estar entre os cinco melhores da Copa Paulista. Então, não dá pra desprezar essa fonte de renda. De toda forma, o clube fecha o ano com déficit financeiro importante.

Qual é o valor mensal que o clube paga para utilizar os estádios Caetano Peretti e Prudentão? Há alguma maneira de intervir junto à Prefeitura de Prudente, por exemplo, no estado de conservação do Prudentão?
Com relação aos espaços que o clube utiliza da Prefeitura existe taxa, essa taxa vale não só para o Grêmio como pra outras pessoas que queiram utilizar o espaço público, essa taxa é baseada na tabela municipal. Eu não sei precisar exatamente o valor, mas é uma despesa razoável que nós temos mensalmente. No caso do Prudentão, nos dias de jogos, também existe um percentual da renda que vai pra esse fundo municipal de esporte que se chama Fesapp (Fundo Municipal de Desenvolvimento e Fomento do Esporte Amador de Presidente Prudente).

Há planejamento para o início da categoria Sub-20 já em 2024? O clube, de fato, terá um Centro de Treinamento no ano que vem? 
Com relação ao Sub-20, sim, existe um os planos de colocar em prática agora em 2024 mais essa categoria. Em relação ao local para treinamento, existe um sonho, essa vontade, mas eu não consigo cravar aqui que a gente vai iniciar as obras agora em 2024, muito menos que fique pronto pra gente já poder utilizar, mas quem sabe a gente possa pelo menos é lançar o projeto e começar a viabilizar alguma forma financeira de colocar isso em prática. 

 

Publicidade

Veja também