"Nunca te vi, sempre te amei"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 14/11/2023
Horário 07:09

A produção “Nunca Te Vi, Sempre te Amei” (84 Charring Cross Road) é um clássico moderno de 1987, dirigido por David Hugh Jones, numa produção anglo-americana e estrelado por Anthony Hopkins e Anne Bancroft. Na história, Anne é uma mal-humorada escritora americana que envia carta a uma pequena livraria de Londres no pós-guerra, solicitando obras inglesas raras. Hopkins interpreta o discreto livreiro britânico que responde de forma cortês à correspondência, o que culmina em uma comovente e curiosa troca de cartas por duas décadas, gerando amizade e amor. 

“Histórias Prudentinas Parte 4 – o comércio e antigas lojas"

O centro comercial de Presidente Prudente se expandiu ao longo das décadas e muitas lojas fizeram história, principalmente no quadrilátero central entre as quatro grandes avenidas (Coronel Marcondes, Washington Luiz, Brasil e Manoel Goulart). Algumas das mais antigas e lembradas eram as lojas de artigos para presentes, como a Casa das Louças (na esquina da Joaquim Nabuco com a Maffei), a Loja das Novidades (na Cel. Marcondes) e a Casa dos Vidros, a última que resistiu até há pouco tempo na Felício Tarabay. Entre os anos 50 e 80, era muito raro se comprar roupa pronta: todo mundo comprava tecidos para costurar em casa ou mandar para a costureira profissional. No Calçadão existiam as Casas Almeida e as Lojas Feltrin, enquanto que na Barão se localiza a ainda ativa Bidu Tecidos. Atualmente, os produtos estrangeiros made in Paraguai ou China se espalham em diversos pontos da cidade, mas naquela época, se restringia ao Shopping China que ficava no Calçadão ao lado das Casas Almeida. Muitos bazares e lojas de miudezas existiam como o Bazar Brasília, Bazar Popular e as Lojas Karazawa. Famosas lojas de redes que já não existem também tiveram filiais em Prudente como: Arapuã, Ponto Certo, Brasimac, Ducal e Casas Buri. Onde existiu o cine João Gomes, houve por muitos anos, no Calçadão da Praça IX de Julho, as Lojas Brasileiras. Bancas de revistas antes da criação da internet eram a fonte de informação e diversão. Quem não se lembra da Agência Prioste na esquina da Coronel Marcondes com a Gurgel, ou a Agência Lima na Joaquim Nabuco. Havia também a Banca Zé Carioca na Dr. José Foz em frente ao Cine Fênix. Lojas de discos se espalhavam como as antigas Supersom no Calçadão ou a Popsom da Barão.  Brinquedos tinha endereço: Lojas Akaki, também na Barão. E quando se falava em doces, guloseimas e artigos para festas, não havia dúvidas: Balas Cedral na Maffei. Mais antigo ainda era o Mercado Modelo (hoje próximo ao PUM) e até os anos 80 existia perto da Apea na praça da Avenida Getúlio Vargas, onde hoje funciona o centro odontológico municipal. Prudente de antigamente. 

Dica da Semana

Filmes

“Nyad”: 
Nyad. 2023. Direção de Jimmy Chin. Com Annette Benning, Jodie Foster. Com mais de 60 anos de idade, a atleta Nyad sonha em realizar um desafio: nadar de Cuba até a Flórida, uma travessia de 160 km (quilômetros) de mar aberto. Baseado em uma história real, conta a história da atleta de 64 anos Diana Nyad que realizou o feito em 2013 nadando um total de 52 horas, 54 min e 18 segundos. 

 

Publicidade

Veja também