“Nzinga” traz biografia de soberana do Ndongo para os palcos do Sesc

Programação infantojuvenil do Fentepp tem peça adaptada de conto dos Irmãos Grimm e de música de Chico Buarque; ainda há espetáculo direto de Fortaleza e show 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 18/11/2022
Horário 07:09
Foto: Sérgio Rodrigues
“Nzinga” convida o público a refletir sobre ética comunitária e relações de irmandade
“Nzinga” convida o público a refletir sobre ética comunitária e relações de irmandade

O Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente) chega ao seu oitavo dia de celebração às artes cênicas no oeste paulista. Para esta sexta-feira, a programação gratuita reserva espetáculos para adultos e crianças, além de um show com a banda Verso e Caos.
Trazida da capital paulista pela Diásporas Produções, “Nzinga” ganha vida nas vozes de Aysha Nascimento e Flávio Rodrigues. Os artistas sobem ao palco do Sesc Thermas, às 20h, com a biografia de uma das soberanas mais estudadas no mundo.
Ao combinar história e memória, o espetáculo reatualiza cenicamente as relações entre Mwene Nzinga e seu irmão Ngola Mbandi, em um recorte temporal de sete anos, até Nzinga tornar-se rainha do Ndongo. Neste contexto, a trama convida o público a refletir sobre ética comunitária, relações de irmandade, concepções de espaço-tempo, lógicas de poder e táticas anticoloniais.
Já no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, o Pavilhão da Magnólia convida o público a percorrer um lugar, um ontem, uma vida, um agora, um país, um amanhã. Diretamente de Fortaleza (CE), às 20h, o espetáculo “Há Uma Festa sem Começo que Não Termina com O Fim” ilustra os artistas num rito coletivo de festa e de teatro, em uma casa que se reabre aos convivas, que reaprendem a estarem juntos novamente.
E, mais cedo, a bicharada chega com tudo no espetáculo “The Bichos”, uma união entre fábula e rock nas histórias de um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro que se encontram pelo caminho ao fugirem de um destino cruel.
A fábula destaca a alegria dos recomeços e ressalta o respeito às diferenças e à amizade a partir de uma livre adaptação do conto clássico “Os  Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, e de “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque. A peça, contracenada por Teatro D’Aldeia, tem direção de  Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, e dramaturgia de Karina Muller.

Eu quero é música!

Quem passa pelo Boulevard “Os Sombras e os Temperamentais”, no Matarazzo, nesta sexta-feira, também curte um show musical com a banda Verso e Caos a partir das 22h. Inspirada no conto “O Desperto Dragão Arrogado”, a banda lança dez canções inéditas e propõe um exercício de desvelar da realidade.

Ingressos

O acesso aos espetáculos realizados pelo Fentepp é gratuito, mas necessita de retirada de ingressos previamente, exceto para os de ruas e praças. A retirada ocorre sempre no dia da apresentação de cada espetáculo, a partir das 9h, no Balcão de Informações do Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, número 749, na Vila Marcondes, em Prudente.
Para o espetáculo “Nzinga”, os ingressos também podem ser retirados no Sesc Thermas de Presidente Prudente, localizado na Rua Alberto Peters, número 111, no Jardim das Rosas, também a partir das 9h. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos, de acordo com a capacidade dos espaços.

SAUBA MAIS
O Fentepp é promovido pelo Governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), com apoio do Sesc SP (Serviço Social do Comércio de São Paulo) e Amigos da Arte – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA

Espetáculos adultos

“Há Uma Festa sem Começo que Não Termina com O Fim”
Companhia: Pavilhão da Magnólia
Sexta-feira (18), às 20h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa (Matarazzo)
Classificação: 16 anos
 
“Nzinga”
Companhia: Diásporas Produções
Sexta-feira (18), às 20h, no Sesc Thermas
Classificação: 14 anos
 
Espetáculos infantojuvenis

“The Bichos”
Companhia: Teatro D´Aldeia
Sexta-feira (18), às 10h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa (Matarazzo)
Classificação: Livre
 
Atividades paralelas

Show: “O Desperto Dragão Arrogado”
Banda Verso e Caos
Sexta-feira (18), às 22h, no Boulevard “Os Sombras e os Temperamentais” (Matarazzo)
Classificação: Livre

Allan Diniz e Carol Veras

Diretamente de Fortaleza, peça do Pavilhão da Magnólia ilustra os artistas num rito coletivo de festa e teatro

Renato David Oliveira

“The Bichos” destaca a alegria dos recomeços e ressalta o respeito às diferenças e à amizade

Publicidade

Veja também