"O Agente da U.N.C.L.E."

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 06/02/2024
Horário 08:00

“O Agente da U.N.C.L.E.” (The Man from U.N.C.L.E.) era um seriado de espionagem produzido pelos estúdios de cinema Metro-Goldwyn-Mayer e exibido pela rede NBC em quatro temporadas (1964-68) totalizando 105 episódios, sendo o primeiro ano em preto e branco. A série misturava suspense, ação e humor, e nararrava as aventuras do agente americano, Napoleon Solo (Robert Vaughn), e do soviético, Illya Kuryakin (David McCallum), na fictícia agência U.N.C.L.E. (United Netword Command for Law and Enforcement, em tradução literal: Rede de Comandos Unidos de Lei e Aplicação). A rede utilizava sempre o apoio de pessoas comuns em mirabolantes planos de ação. O sucesso foi tanto que foi criada uma segunda série The Girl From U.N.C.L.E. com a bela Stefanie Powers entre 1966 e 67. Em 2015 houve uma nova versão lançada nos cinemas com Henry Cavill. 
    
“Irisina e envelhecimento”

Em 2012, um estudo científico realizado na Universidade de Harvard e publicado em revistas como a Nature, descreveu a descoberta de uma nova molécula secretada a partir das células musculares, e foi denominada irisina. Sua produção pelo músculo ocorre induzida por atividade física e acabou gerando um grande número de estudos, devido à sua importância em diversos aspectos da Saúde. O nome irisina se originou da deusa grega Íris, filha de Taumas e Electra, que na mitologia grega, era a deusa mensageira das boas novas dos Deuses para os humanos. A correlação se dá porque a molécula da irisina é uma mensageira química, transmitindo os efeitos benéficos do exercício ao tecido adiposo (termogênese) e outros órgãos envolvidos no metabolismo. A irisina induz o fenômeno chamado “Browning”, no qual induz a conversão do tecido adiposo (gordura) branco em tecido adiposo marrom ou bege, ou seja, ela favorece o escurecimento da gordura, um fenômeno muito benéfico ao corpo humano. A gordura branca é altamente relacionada à alta resposta inflamatória (com relação às disfunções metabólicas), enquanto a gordura escura é especializada no gasto de energia, com influência positiva nos processos metabólicos, podendo aumentar a captação de glicose (reduzindo o risco de diabetes ou melhorando o controle glicêmico em pacientes já diabéticos), bem como do colesterol, independente de perda de peso. A irisina desempenha também papel importante nas funções cognitivas (como a memória), por ação direta no hipocampo, a área do sistema nervoso central responsável pela memória e aprendizagem, influenciando o chamado fator BNDF (Fator Neurotrófico) derivado do cérebro, uma das moléculas mais importantes para a plasticidade cerebral e melhora da neurogênese. Estudos recentes demonstraram que pacientes com doença de Alzheimer apresentam níveis reduzidos de irisina no líquor (líquido presente no cérebro e medula espinhal), sugerindo uma relação entre os processos. Atividade física sempre!

Dica da Semana

Televisão

Atores maduros da nova versão de “Renascer”: 
A novela “Renascer” exibida originalmente em 1993 ganha nova adaptação nas telas da Globo, mostrando grandes talentos na maturidade: Chico Diaz (Padre Santo), Enrique Diaz (Coronel Firmino), Antônio Calloni (Coronel Belarmino), Jackson Antunes (Deocleciano), Almir Sater (Turco Rachid) e o recém-sexagenário Marcos Palmeira como o protagonista Coronel José Inocêncio. 

Publicidade

Veja também