“O Homem que Veio do Céu” foi uma série dos Estados Unidos produzida em cinco temporadas pela rede NBC entre 1984 e 1989, que tinha o título original de “Highway to Heaven” (“Estrada para o Céu”) e que foi exibida no Brasil pelo SBT. No seriado, Jonathan Smith (Michael Landon) é um anjo enviado para a Terra com o objetivo de ajudar as pessoas. Em uma de suas primeiras missões, ele conhece o policial Mike Gordon (Victor French) que decide ser seu fiel ajudante. O projeto da série foi totalmente idealizado pelo protagonista Michael Landon (conhecido do público pelos seriados “Bonanza” e “Os Pioneiros”). A ideia nasceu em sua mente no trânsito, quando, enquanto aguardava com seu carro no sinal vermelho, percebeu que todos buzinavam agressivamente e refletiu que o mundo seria muito melhor se aquele mesmo esforço fosse direcionado para simples atitudes diárias de generosidade. A estrada da vida se tornaria mais tranquila. Michael Landon veio a falecer precocemente aos 54 anos em 1991.
“Propriedades medicinais do noni”
Noni é o nome popular de um fruto de origem do sudoeste asiático (particularmente Polinésia e Indonésia), cujo nome científico é Morinda citrifolia. Nestes países é muito utilizado por suas propriedades medicinais e terapêuticas, e este uso tem se estendido para outras regiões do mundo, como o Brasil. O noni possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas e hipoglicemiantes, podendo ajudar na prevenção de diversas doenças de caráter crônico, no combate ao envelhecimento precoce e no aumento da imunidade. As versões industrializadas do noni não estão aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil, porque ainda é necessária a realização de mais estudos científicos em humanos para comprovar tais benefícios, bem como a dosagem recomendada e a segurança do noni. Os possíveis efeitos do noni seriam: 1) prevenção de doenças crônicas e do próprio envelhecimento, pela presença de vitamina C e de outros antioxidantes naturais; 2) combate a microrganismos e outros processos inflamatórios no organismo, pois possui polifenóis que lhe conferem ação antibiótica e anti-inflamatória; 3) fonte de energia, pois apresenta em sua constituição carboidratos e proteínas; 4) manutenção da saúde da pele, cabelos e unhas, bem como proteger a visão e o sistema imunológico, por conter altos teores de betacaroteno (fonte de vitamina A) e vitamina C; 5) Diminuição do estresse oxidativo e dos danos dos radicais livres às células, por altas concentrações de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, E e ácido fólico. Embora tenha aspecto semelhante à graviola e à fruta do conde, seu paladar não é tão agradável. O suco do noni não é recomendado para ingestão humana no nosso país, pois existem relatos de alta toxicidade para o fígado. Popularmente, a fruta noni é conhecida por possíveis efeitos preventivos do câncer devido à presença de damnacanthal, no entanto, nada disso tem ainda comprovação científica, e seu uso terapêutico não é recomendado para nenhuma destas finalidades, enquanto não houver aprovação governamental.
Dica da Semana
Televisão
“E agora, quem vai ficar com a mamãe?”:
Minissérie em cinco episódios exibida esta semana pelo SBT, às 17h45. A trama gira em torno de Dona Maria (Stella Miranda, a Dona Álvara do seriado “Toma Lá Dá Cá”), uma mulher amorosa e ativa, prestes a completar 70 anos, que começa a apresentar sinais de demência. Após um incidente doméstico, seus três filhos decidem cuidar dela em um sistema de rodízio, enquanto buscam uma solução definitiva. No elenco, Joaquim Lopes, Lidi Lisboa e Juliana Knust. A conferir.