“O Perico” é premiado em festival de circo e teatro no Rio de Janeiro

Trabalho, estrelado por Robertt Moretto, foi eleito melhor espetáculo pelo júri popular; evento foi realizado de 11 a 13 de junho

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 16/06/2025
Horário 18:29
Foto: Cedida
Robertt Moretto dá vida ao palhaço-bombeiro Perico; espetáculo foi mostrado quarta no evento
Robertt Moretto dá vida ao palhaço-bombeiro Perico; espetáculo foi mostrado quarta no evento

O espetáculo "O Perico", criado e interpretado pelo artista prudentino, Robertt Moretto, foi premiado sexta-feira como Melhor Espetáculo pelo júri popular no Festival de Teatro e Circo para Infância e Juventude, realizado de 11 a 13 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, o diretor Luiz Souza foi indicado ao prêmio de Melhor Direção, reforçando a força artística e sensível da obra.

“Para nós, é uma grande alegria quando o público escolhe o nosso espetáculo como o melhor do festival. É nesse momento que sentimos que o nosso trabalho e pesquisa chegaram de verdade às pessoas, que conseguimos nos conectar e compartilhar um momento de alegria”, afirma Robertt Moretto, que dá vida ao palhaço-bombeiro Perico.

E continua: “Mais uma vez, percebemos que a arte nos conecta. Que, através de uma narrativa onírica e brincante, permeamos sonhos e imaginários, e temos a amabilidade do público traduzida nesse reconhecimento tão especial. Gratidão ao Rio de Janeiro, gratidão ao público do festival, gratidão à arte”.

“O Perico” já circulou por diversas cidades e festivais pelo Brasil, levando humor, afeto e mensagens educativas que encantam crianças e adultos.

“O Perico”

Em uma incrível saga, Perico irá demonstrar as mais incríveis e surreais técnicas bombeirísticas, desde a extinção de incêndio, remendos de machucados, manobras de ressuscitação, até as mais altas técnicas de pajelança e salvamento de animais. Mas, para isso, talvez, ele precisará de um grande ajudante. Para tanto, Perico apresentará toda a maestria necessária para ser um grande palhaço bombeiro... Ou seria um bombeiro palhaço?

A ideia da dramaturgia surge dos universos, por vezes mágicos, do Corpo de Bombeiros e da palhaçaria. A proposta é sensibilizar o imaginário de crianças e adultos que, muitas vezes, sonham ou já sonharam com a profissão de bombeiro. A figura do palhaço surge para permear o onírico e o real, aproximando facilmente da nossa percepção, colocando assim, a figura do bombeiro como um ser comum e acessível, com desejos e anseios, que é falível, traquina e até irascível, e por fim, humano. E é essa qualidade humana o que o faz com que ele desperte seu ser intrépido, aquele a qual não meça esforços no momento de salvar um gato preso em uma árvore, ou uma terrível catástrofe.  

Partindo, então, dessas grandes figuras, onde o bombeiro se aproxima do herói inato e virtuoso, e o palhaço do que é vulnerável e sensível, revelasse à necessidade de se contar a história de um ser heroico através do olhar peculiar, criativo e lúdico que somente o palhaço detém. Dessa maneira, é possível que o espetáculo atinja o imaginário das pessoas, de todas as faixas etárias, através das simbologias presentes nessas duas figuras, criando, assim, experiências surpreendentes que possam ressignificar um imaginário social já construído.   


 

Publicidade

Veja também