O poder do abraço

OPINIÃO - Marcos Akira Mizusaki

Data 24/01/2023
Horário 04:30

O gesto de abraçar consiste num carinhoso ato de envolver alguém com os braços, mantendo-o junto ao peito. Embora represente um comportamento simples, ele vem carregado de inúmeros benefícios recíprocos. Quando abraçamos alguém, de imediato temos a sensação de bem-estar, refletindo diretamente em nossa saúde física e mental. 
Um dos primeiros efeitos é a alteração dos batimentos cardíacos. A nossa vida diária, principalmente quando repleto de pequenos momentos de stress (no trânsito, no trabalho, discussões, etc), acaba despejando em nossa corrente sanguínea um hormônio chamado adrenalina, que tem como principal efeito garantir o estado de alerta em situações de emoções fortes, causando alterações nos batimentos cardíacos. O abraço regula novamente o seu batimento, acompanhado do relaxamento muscular, diminuindo as tensões do corpo e deixando a pessoa mais calma. 
Mas não é só. O abraço também fomenta a liberação do hormônio chamado oxitocina. Este hormônio é muito importante para as pessoas, já que promove a sensação de felicidade, acompanhado com sentimentos de amor ao próximo. Além disso, temos o estímulo de liberação de mais dois outros hormônios, consistentes na dopamina e serotonina, que estão diretamente ligados ao prazer e bem-estar. 
O abraço se contrapõe à solidão. Pessoas solitárias têm em si um complexo de sentimentos negativos, deixando-as desconectadas do mundo e de outras pessoas que deveriam se conectar, seja em casa, no trabalho, ou em qualquer outro ambiente. O abraço aumenta os sentimentos positivos entre as pessoas, proporcionando momentos de conforto e acolhimento, amenizando, por consequência, as dores da solidão.
Com relação aos nossos filhos, os benefícios são maiores ainda. Além de proporcionar tudo que foi exposto, abraçar uma criança faz com que ela se sinta mais querida e amada, aumentando sua autoconfiança, autoestima e sensação de afetividade, fortalecendo o vínculo com os pais, bem como, tornando-as no futuro pessoas mais seguras e empáticas. 
Embora dure em média três segundos, o tempo ideal do abraço é que perdure ao menos 20 segundos, para que venha produzir todos os seus efeitos positivos, servindo como um santo remédio diário. 
Portanto, nunca duvide do poder do abraço. Abracem seus pais, esposas, maridos, amigos, e principalmente seus filhos. O abraço representa um gesto insubstituível e de valor inestimável, devendo ser fomentado e praticado diariamente por todas as pessoas. 
 

Publicidade

Veja também