"O Vendedor de Linguiça"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 17/10/2023
Horário 07:08

O inigualável comediante Mazzaropi (1912-1981) arrastou multidões para o cinema entre as décadas de 1950 e 1980 com inúmeros filmes. Um dos mais divertidos, ainda do início de sua carreira, foi “O Vendedor de Linguiça”, lançado em 1962. Produzido em preto e branco pela PAM filmes (Produções Amácio Mazzaropi) e dirigido por Glauco Mirko Laurelli, contava a história de um homem simples que vende linguiças artesanais na rua e vive metido em confusões com os vizinhos, a polícia e cachorros que querem roubar seu produto. Para complicar a situação, a sua filha (Maximira Figueiredo) trabalha como empregada doméstica, e quando os patrões viajam, ela usa as roupas da patroa para passear, conquistando um rapaz rico. A família toda acaba tendo que se passar por grã-fina, gerando uma série de trapalhadas. A produção tem números musicais cantados pelo próprio Mazzaropi e também por Pery Ribeiro e Elza Soares. No elenco, a presença da atriz Geny Prado que fez o papel da esposa de Mazzaropi na maioria dos seus filmes. 
    
“Transtorno de compulsão alimentar em idosos” 

O transtorno de compulsão alimentar é um transtorno psiquiátrico que consiste em episódios frequentes de compulsão alimentar, onde os pacientes apresentam falta de controle e consomem maiores quantidades de alimentos do que a maioria das pessoas em situações semelhantes, sem qualquer comportamento compensatório regular para prevenir o ganho de peso, como por exemplo, restrição alimentar, indução de vômito ou exercícios físicos exagerados. Após os episódios, os pacientes apresentam grande sofrimento, como o senso de falta de controle e desconforto sobre sua alimentação, o que os levam a sentir angústia em vários níveis, de vergonha à culpa.
O TCA afeta 2% dos homens e 3,5% das mulheres e 5-30% dos obesos e, embora ocorra com mais frequência na juventude e vida adulta, pode ocorrer em qualquer faixa etária, inclusive idosos. Dentre os principais sinais e sintomas apresentados pelos pacientes compulsivos alimentares estão: 1) consumir uma quantidade de alimento maior do que a maioria das pessoas consumiria no mesmo período de tempo; 2) sentimento de não conseguir parar de comer e se alimentar mais rápido que o normal; 3) sentir-se deprimido ou culpado após a ingestão. A gravidade do TCA se baseia na frequência de episódios de compulsão alimentar e o grau de incapacidade funcional provocado, sendo leve (um a três episódios por semana), moderada (quatro a sete episódios por semana), grave (oito a 13 episódios por semana) e extrema (14 ou mais episódios por semana). 
O tratamento pode ser feito pela somatória de ações: a) intervenções comportamentais (modificação da dieta e estilo de vida); b) intervenções psicoeducativas (aumentar as possibilidades de manejo da doença por meio do conhecimento e do entendimento do transtorno); c) Psicoterapia (entendimento de como o TCA está presente na vida do acometido, bem como os gatilhos emocionais envolvidos); d) Tratamento farmacológico: uso de medicamentos para cessar ou reduzir os episódios de compulsão alimentar através da prescrição médica individualizada.  

Dica da Semana

Filmes / DVD / Streaming

Filmes com Mazzaropi fazendo o Jeca:
O personagem de maior sucesso de Mazzaropi no cinema foi o do caipira matuto do interior, o popular Jeca que se repetiu por vários filmes de sucesso. Dentre eles: “Jeca Tatu” (59), “Tristeza do Jeca” (61), “O Jeca e a Freira” (68), “Uma Pistola para Djeca” (69), “Um Caipira em Bariloche” (73), “O Jeca Macumbeiro” (74), “Jeca contra o Capeta” (75), “Jecão, um Fofoqueiro no céu” (77), “O Jeca e Seu Filho Preto” (78) e “O Jeca e a Égua Milagrosa” (80).
 

Publicidade

Veja também