"Orca, a Baleia Assassina"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 16/09/2025
Horário 08:00

Com o sucesso de “Tubarão” em 1975, foi lançado este outro filme que atraiu multidões aos cinemas em 1977: “Orca, a Baleia Assassina” (Orca, the Killer Whale), dirigido por Michael Anderson.  No filme, Orca, uma baleia assassina, testemunhou a trágica morte de sua companheira prenha por Nolan (Richard Harris), capitão de um navio pescador. A intenção era capturar um tubarão branco, mas o arpão acabou atingindo em cheio o animal. Inconformado, o macho levará toda a sua fúria e poder de morte para o porto de pescadores. Sob a pressão dos aldeões, Nolan terá que fazer alguma coisa para expulsar o animal das redondezas. Um grande sucesso da década de 70, que tinha ainda no elenco Charlotte Rampling e Bo Derek, em início de carreira. 

Coluna do Idoso
    
“Transtorno de Ansiedade Generalizada em idosos”

Todos nós passamos por momentos de ansiedade na vida, diante de pequenos ou grandes acontecimentos cotidianos, como a expectativa de um novo emprego, a pressão diante de uma prova ou concurso, os momentos que antecedem a decolagem de um avião, uma demora inesperada de alguém querido. É algo natural e a ansiedade funciona como um sinal de gatilho que prepara a pessoa a enfrentar o desafio iminente, e mesmo que ele não seja superado, favorece a adaptação às novas condições de vida. No entanto, quando esta ansiedade é persistente, com preocupação excessiva ou ansiedade expectativa exagerada e de difícil controle, que perdure no mínimo por seis meses, estamos diante de um quadro de Transtorno de Ansiedade Generalizada. Nesta condição, há uma preocupação desproporcional relacionado a vários aspectos, como saúde, finanças, ou a capacidade de funcionar no dia a dia. Os sintomas mais comuns incluem fadiga, alterações no ritmo de sono, tensão muscular, irritabilidade fácil, perda de prazeres, que podem ser difíceis de se identificar inicialmente, pois se confundem com uma série de outras condições clínicas, particularmente em idosos. No envelhecimento, alguns fatores de risco podem ser desencadeantes do problema como condições médicas crônicas como diabetes, doenças cardíacas e pulmonares. Além disso, eventos da vida podem funcionar como desencadeador inicial do processo como aposentadoria, luto por entes queridos, isolamento social, dificuldades econômicas e alterações nas relações familiares. Sensação de medo, angústia, opressão precordial, tremores de extremidades e extremo desânimo podem ocorrer, não necessariamente acompanhado de sintomas depressivos. Em muitas circunstâncias, o próprio distúrbio faz lente de aumento sobre os conflitos do dia a dia, desta forma, não são apenas as dificuldades que geram a ansiedade, mas, sim, a ansiedade que amplifica a dimensão dos problemas. Tudo se torna agigantado, difícil e sem saída. É preciso dizer, desabafar, conversar sobre os problemas. Procurar apoio familiar e profissional é o primeiro passo para libertar-se da angústia. 

Dica da Semana

Filmes – Streaming

“Um Pedido Especial – De Volta aos 18”:
(18 Again). Direção: Paul Schaeffer. Produção: 1988. Com George Burns. Por meio de um acidente, a alma de David e de seu avô são trocados. Enquanto o corpo do avô ainda está em coma, ele aproveita de ter um corpo jovem novamente e conserta alguns fatos da vida de David.
 

Publicidade

Veja também