Os bancos tradicionais e as fintchs: benefícios para os consumidores?

A partir de 2013, quando o Banco Central autorizou as startups financeiras nomeadas de fintchs de operarem no mercado, assistimos uma transformação no ecossistema financeiro. 
Os bancos tradicionais, grandes oligopólios, passaram a sofrer ameaças além da concorrência dos outros bancos do setor tradicional. A inovação veio de forma obrigatória, para garantir o seu posicionamento no mercado. Profundamente hierarquizadas, não tinha a agilidade das fintchs, com uma estrutura horizontalizada, em que as informações fluem rapidamente e estruturam soluções digitais, pois já nasceram assim. 
Ao analisar os pontos fracos dos bancos tradicionais, verificamos um grande número de reclamações não solucionadas informadas no site do Banco Central. Esta extensa relação vai desde problemas relativos aos empréstimos e créditos consignados a problemas relacionados às operações de cartão de crédito, débito e Internet Banking. Ainda falando das fraquezas, vemos que grande opinião pública tem uma imagem negativa e suscita desconfiança em relação aos serviços bancários. A burocracia rígida é um dos motivos para o desenvolvimento das fintches. 
As fintchs, por sua vez, oferecem crédito com taxa de juros mais baratos, não cobram taxas de manutenção das contas, não cobram anuidade de cartões de crédito, aproximam quem emprestar dinheiro e quem quer empregar dinheiro, apresentar a melhor proposta de seguro para quem precisa, atuam no mercado B2B e B2C, integram-se ao sistema de ERP das empresas, podem controlar entradas e saída do caixa e controlar gastos, proporcionam conteúdos sobre finanças e orientam quais ações comprar, analisam o comportamento do consumidor online e recuperam carrinho de compras abandonados.
Elas se tornaram provedoras de serviços complementares ao e-commerce, como desenvolvem chats bots para vender serviços financeiros e emitem boletos a preços mais baixos.
Os bancos tradicionais têm reclamado do fato de que elas pagam 34% ou 40% de tributos enquanto que os bancos pagam 50% e que seus funcionários trabalham em turno de seis horas enquanto os empregados trabalham em turno de oito horas.
Em benefício das fintechs, observa-se que elas fomentam competição em um setor fortemente oligopolizado, com ganhos sobre o patrimônio líquido de 18,9% em 2019, contra 8,2% dos EUA e 5,5% da Inglaterra.
Os bancos tradicionais estão se movimentando rapidamente para resolver os problemas aqui relatados com equipes de TI altamente capacitadas e desenvolvendo aplicativos para diminuir as filas dos recém bancarizados através de auxílios governamentais, que não tinham conta e agora as possuem. O ranking de reclamações publicado no site do BC precisa diminuir e aumentar a qualidade percebida dos serviços bancários que está sob questionamento.
 

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