“PA Santana” iniciará atendimento 24h

Alternativa busca “aliviar” as UPAs e garantir mais segurança aos pacientes de outras patologias

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 15/04/2021
Horário 04:06
Foto: Roberto Kawasaki
“PA Santana 24h” começará a funcionar amanhã
“PA Santana 24h” começará a funcionar amanhã

A partir de amanhã, o PA (Pronto-Atendimento) do Jardim Santana, em Presidente Prudente, dará início ao atendimento clínico de urgência e emergência a pacientes não-Covid, durante 24 horas. A medida foi adotada pela Prefeitura para separar as demandas de urgência e emergência nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), que receberão somente pacientes com sintomas respiratórios - uma forma de minimizar a contaminação por Covid-19.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento no PA ficará aos comandos da cardiologista da rede municipal, Luciana Ferri. A médica contará com apoio de uma equipe técnica formada por servidores que foram remanejados ao local. Ainda segundo a pasta, para melhorar o tempo de resposta no atendimento, também haverá reforço das equipes do 192.

Vale lembrar que o “PA Santana 24h” foi viabilizado pela Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada e sociedade civil, que nas últimas semanas foram responsáveis pela doação de aparelhos e insumos. 

Devido à mudança, desde ontem, os atendimentos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Santana foram suspensos, e os pacientes encaminhados para outras unidades, enquanto funcionários trabalhavam na readequação de salas que se transformaram em quartos e consultórios.

  • Os que fazem acompanhamento em clínica médica, pediatria e ginecologia, foram transferidos para a UBS São Pedro;
  • Já para os assistidos em saúde mental, que inclui psiquiatria, assistência social e psicologia, a alternativa é o ESF (Estratégia de Saúde da Família) Alvorada.

Ainda conforme a Secretaria da Saúde, os que precisarem de atendimento na zona leste poderão procurar uma das sete equipes de Estratégia de Saúde da Família nos bairros: Cambuci, Alvorada I, Alvorada II, Alvorada III, São Pedro, Marcondes I e Marcondes II. Para atender a essa demanda, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública também fará adequações nas linhas de ônibus.

PA do Jardim Santana em Prudente começa a atender 24h
Roberto Kawasaki - UPAs receberão somente pacientes com sintomas respiratórios

UPAs: cenário preocupante

Um levantamento divulgado pela Prefeitura aponta que até ontem 34 pacientes com Covid-19 aguardavam transferência nas UPAs, sendo que cinco destes estavam intubados. A situação é preocupante, e acendeu mais uma vez o alerta quando, na segunda-feira, a ocupação de leitos em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) no DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) chegou a 100%.

Devido à superlotação, em Prudente, pacientes com Covid-19 passaram a enfrentar a espera para transferência a hospitais, nas duas UPAs.

Na semana passada, a Prefeitura e o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) viabilizaram a contratação de um médico intensivista nas UPAs, especializado no manejo de pacientes de alta complexidade.

De acordo com o Executivo, após a iniciativa, a quantidade de pacientes que aguardavam transferência caiu para menos da metade, assim como de pessoas intubadas. 

Ontem, o prefeito Ed Thomas (PSB) visitou as Unidades de Pronto-Atendimento. Na ocasião, conversou com os pacientes na recepção e citou a necessidade de “aliviar a sobrecarga das UPAs” e de oferecer “mais segurança” aos pacientes não-Covid.

A partir de amanhã, com o PA Santana atendendo demais patologias, as UPAs do Ana Jacinta e Guanabara darão assistência a casos que apresentem sintomas respiratórios - tais pacientes também podem procurar o Centro de Triagem da Covid-19, ao lado do estacionamento do Cohabão, que ampliou o  horário de atendimento (todos os dias da semana, das 7h30 às 18h30).

A Prefeitura reforça que, em casos excepcionais e de emergência, o atendimento de emergência não deixará de ser realizado nas UPAs. No entanto, assim que estabilizado, o paciente será transferido ao PA Santana.

SAIBA MAIS
Desde ontem, os atendimentos na UBS do Jardim Santana estão suspensos, sendo mantida somente a emergência odontológica. A partir de agora, os munícipes desta região que necessitarem de atendimento devem procurar a UBS São Pedro, seguindo a orientação da Secretaria Municipal de Saúde.

PA Santana de Presidente Prudente começa a atender 24h
Roberto Kawasaki - UPAs de Prudente estavam com cinco pacientes intubados 


Roberto Kawasaki - UPAs de Prudente estavam com 34 pacientes aguardando transferências


Roberto Kawasaki - PA Santana 24h receberá pacientes de outras patologias

Região de Prudente ultrapassa  1,6 mil mortes por Covid-19

Prudente confirma mais 9 mortes e 185 novos casos de Covid-19

Ocupação de leitos UTI Covid-19 segue alta na região de Prudente

Publicidade

Veja também