"Passaporte para Liberdade"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 06/04/2022
Horário 06:45

Internacional
A série original GloboPlay, em parceria internacional, é uma produção ambiciosa que pode ajudar a mudar os rumos do que será feito no futuro, pois foge do que é costume, com um elenco composto de diversas nacionalidades, gravados em vários cenários fora do Brasil e com seu formato original em inglês.

História real
A minissérie feita em oito capítulos conta a história de Aracy de Carvalho, uma brasileira que montou um esquema para salvar a vida de inúmeros judeus na cidade de Hamburgo, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. Ela era conhecida inicialmente como “a esposa do escritor Guimarães Rosa”, que também aparece na série, como vice-cônsul.

Pandemia
Começou a ser produzida, teve o hiato de um ano e, quando retornou, o diretor Jayme Monjardim disse em entrevista: “Sempre digo que as histórias procuram seus contadores. Fico feliz de ter sido escolhido para contar histórias femininas tão importantes ao longo da minha carreira. A minissérie estrear nesse mês de dezembro nos faz pensar como é bom mostrar o exemplo de alguém que fez algo pelos outros sem pedir nada em troca”.

Produção
Sophie Charlotte e Rodrigo Lombardi protagonizam o casal principal e Peter Ketnath e Stefan Winert ajudam a compor o elenco gringo. O resultado final foi contestado por muitos que não acreditam que Aracy era mesmo a heroína, mas nada foi definitivamente confirmado.

Vale a pena
A primeira produção da Globo com a Sony merece ser vista. Temos que valorizar nossos artistas e nossa história. E em um momento em que os valores estão virados do avesso e a intolerância ganha força, essa trama se torna ainda mais relevante para nunca nos esquecermos do passado sombrio. 

Siga
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também