Passou da hora de todos se unirem para o fim da dengue!

EDITORIAL -

Data 24/03/2023
Horário 04:15

Dengue: doença viral transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais e subtropicais. Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal. O tratamento inclui ingestão de líquidos e analgésicos. Os casos graves exigem cuidados hospitalares.
Até aqui, talvez a maioria das pessoas saiba o que a dengue pode ocasionar. E quando ela atinge, sabe o que fazer, onde procurar ajuda e como se cuidar. Porém, as pessoas também sabem o que deve ser providenciado para que esse surto de pessoas infectadas diminua o quanto antes. Porém, tem quem não faça. 
Esse espaço por inúmeras vezes já tratou o assunto e especificou o que é responsabilidade de cada um. As administrações públicas fazem o que deve ser feito, como a nebulização, o bloqueio nos raios, a distribuição de medicamentos e repelentes, o aumento de atendimento médico. Enfim, fazem o que é possível. No entanto, é uma luta em conjunto com a população.
Como exemplo de ação pública, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), anunciou a criação de mais um Centro de Combate à Dengue, que funcionará no espaço Armazém do Centro Cultural Matarazzo a partir de segunda-feira, dia 27. O objetivo é desafogar as unidades de saúde e os centros de apoio à dengue da Cohab e do Jardim Santana, "além de ser mais um local para assistir os pacientes, em uma área de fácil acesso".
A união população e política pública precisa acontecer o mais rápido possível. Urgente. Para agora. Tem pessoas sofrendo e morrendo por irresponsabilidade alheia. Faça a sua parte e cobre do seu vizinho.
 

Publicidade

Veja também