"Pearl"

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 23/11/2022
Horário 08:00

VIRAL:
Depois de ver minha timeline inundada com uma mesma cena e infinitos posts sobre o mesmo filme, tive que sentar e assistir “Pearl” e fui positivamente surpreendida! O novo filme do A24 caiu nas graças do público e tem sua protagonista, Mia Goth, como um alvo para a temporada de premiações. Mas não é só ele, o filme faz parte de uma trilogia!

TRILOGIA:
Tudo começou com “X: Uma História de Morte”, que foi filmado durante a pandemia. O diretor Ti West e a atriz Mia Goth, que interpretou a protagonista sobrevivente Maxine e a assassina idosa Pearl (não há mais como manter o spoiler dentro da caixa), escreveram uma história de origem desta personagem que, na pior das hipóteses, seria um exercício para a atriz modelar a vilã de “X”. A dupla foi além. Além de se aproveitar dos cenários construídos, com equipe ainda mais reduzida, Ti filmou em sigilo da imprensa a história de origem, exibida na sessão da meia-noite do Festival de Toronto após o lançamento no Festival de Veneza. 

TRAMA:
Ambientada durante a Primeira Guerra Mundial, vemos Pearl em sua casa. Com sua mãe dura e religiosa e seu pai enfermo, ela aguarda por seu marido, que não volta da guerra, enquanto vê sua vida passar presa na fazenda. Em uma das raras oportunidades de ir à cidade, ela conhece o projecionista do cinema local que a convence a participar da audição para integrar o espetáculo organizado por uma igreja itinerante e, talvez, realizar o sonho de ser vedete do cinema. 

LINDO:
Já fui cativada logo de início com a estética maravilhosa do longa, que usa o extinto technicolor, onde todas as cores são vivas e gritantes! A fazenda decrépita parece até idílica e bucólica, entra em contraste com o interior escuro e opressivo da casa onde reside a família e as ações violentas abrigadas. O sangue evita o realismo típico do slasher contemporâneo. De forma artística vemos o retrato da quarentena. Por conta do isolamento, a protagonista se sente totalmente sufocada com seu meio, o que começa a desencadear uma consequência na mente suscetível de uma mulher ambiciosa, mesmo que inocente, posteriormente ressentida e temperamentalmente psicótica. 

SIGA: 
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também