Época é propícia para transmissão de vírus

EDITORIAL -

Data 29/05/2022
Horário 05:14

Após vários dias sem registrar mortes por Covid-19, Presidente Prudente voltou a engrossar o índice de óbitos pela doença. Como noticiado por este diário, em dois dias seguidos, quinta e sexta-feira, o município teve duas vítimas fatais, uma idosa de 79 anos e um homem de 61. Isso faz reacender o alerta para que os cuidados continuem sendo colocados em prática. Não podemos baixar a guarda para esse vírus terrível.

Muito embora a vacinação tenha amenizado – e muito – a situação pandêmica, o coronavírus ainda assusta. O uso de máscara, tanto em locais abertos como fechados, não é mais obrigatório. Mas, nada impede, caso se sinta mais protegido, de continuar utilizando o acessório, principalmente se for se expor em ambientes mais aglomerados.

A queda das temperaturas fez, naturalmente, as pessoas permanecerem em locais com pouca ventilação, o que aumenta a transmissão de vírus. Tudo isso fez elevar, consideravelmente, a quantidade de doentes, com síndromes respiratórias. Muitos podem confundir os sintomas, deixando de buscar o atendimento adequado. Assim, no caso da Covid, deixam também de cumprir com os cuidados cruciais, como o isolamento, impedindo a infecção de outras pessoas.

Outras doenças, como a dengue, têm trazido muita preocupação para os moradores de Prudente e região. Os números crescentes mostram que ainda é preciso conscientização para impedir a proliferação do mosquito vetor da doença, o Aedes aegypti. Precisamos, mais do que nunca, nos cuidar e cuidar de quem amamos. Esses “inimigos” são minúsculos em tamanho, mas capazes de grandes estragos.

Publicidade

Veja também