É preciso denunciar quando for necessário

EDITORIAL -

Data 18/02/2022
Horário 04:15

Não é de hoje que crianças e adolescentes são vítimas de estupro. Infelizmente, é uma situação que ainda não se extinguiu. Muita gente sofre com esse crime e tem punição para isso. Nesta semana, a edição deste diário trouxe a notícia de que a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 33 anos, suspeito de ter praticado o crime de estupro contra uma garota de 15 anos, em abril de 2021. A prisão ocorreu no bairro Metrópoles, em Dracena. De acordo com a Polícia Civil de Dracena, o detido não ofereceu resistência à ação policial. Triste em saber que uma criança passa por uma situação dessas. É algo que jamais poderia acontecer. 
De acordo com o Código Penal Brasileiro em seu artigo 213, “estupro é constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”.
É mais triste ainda saber que os maiores abusadores geralmente são pessoas do relacionamento próximo da vítima. A violência pode ocorrer com a penetração, sexo oral, manipulação de genitais, exibicionismo, entre outros. Pode ser recorrente; alterar a formação da personalidade e a sexualidade de quem sofre o abuso.
E a população em geral pode denunciar, contribuir com informações sobre pessoas foragidas ou procuradas da Justiça. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia, ou pelo (18) 3821-3753, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.
É preciso que familiares e autoridades saibam deste cenário e, além de realmente saber, façam alguma coisa para evitar tudo isso. E que ouças as crianças e adolescentes. Acreditem em suas falas e afaste as pessoas que você não confia. Não coloque qualquer pessoa dentro de casa. Que sejamos todos fiscais dos mais vulneráveis e que possamos denunciar sempre que for necessário. Sem medo!


 

Publicidade

Veja também