É preciso falar...

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 02/06/2022
Horário 05:15

Abuso e exploração infantil: “ato praticado pela pessoa que usa uma criança ou um adolescente para satisfazer seu desejo sexual, ou seja, é qualquer jogo ou relação sexual, ou mesmo ação de natureza erótica, destinada a buscar o prazer sexual com uma criança ou adolescente. Também pode ser qualquer forma de exploração sexual de criança e adolescente [incentivo à prostituição, à escravidão sexual, ao turismo sexual e à pornografia infantil]. E dentro da violência infantil ainda está: negligência e abandono, com situações como descuido, desamparo, desresponsabilização e descompromisso do cuidado; bem como recusa ou omissão por parte de pais, responsáveis ou instituição em prover as necessidades físicas, de saúde, educacionais, higiênicas da criança. Temas essenciais e que devem ser também explicados para as crianças, para que elas mesmas possam identificar isso se, por algum acaso, ocorrer em algum momento ou lugar”.
Visando essa conscientização, ocorreu até ontem em Presidente Prudente, uma série de apresentações teatrais com a peça “O Segredo de Léo” com a Cia. Bom Humor Produções Artísticas, da cidade de Araçatuba (SP). A ação é uma iniciativa da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), voltada à prevenção e conscientização contra o abuso, violência e exploração sexual infantil, proporcionando de forma diferenciada o trabalho educacional. 
Tema extremamente pertinente e que deve ser discutido sem tabu, na linguagem que a criança consegue entender. Como noticiado neste diário, o texto da peça é de autoria registrada pelo ator Eduardo Amaral, que também é psicólogo e produtor que, atuando como educador social, percebeu a necessidade de criar um dispositivo para tratar de um tema tão relevante e delicado.
Que esse seja apenas um exemplo de como conversar sobre o assunto com os pequenos e que escola e família se unam neste assunto também.

Publicidade

Veja também