É preciso proteger!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 16/05/2023
Horário 03:33

Cuidar da natureza, da biodiversidade, de todas as maneiras, é essencial para se ter uma boa qualidade de vida e, claro, manter tudo aquilo que nos é proporcionado. É preciso zelar e trabalhar em prol deste meio ambiente. Ao caminhar dos dias, é importante observar o que pode ser feito para que este setor seja cada vez mais mantido e cuidado.
O Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, abriga diversas espécies de flora e fauna, incluindo o mico-leão-preto, uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo e que foi considerada extinta por 65 anos. Hoje, ela é considerada uma espécie-símbolo da luta pela conservação da biodiversidade. Além dessa espécie, inúmeros outros animais se encontram por lá, numa área de 338,5 km². Pensando em proteger o espaço bem como todos os seres que ali residem, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), conforme publicado neste diário, fez os levantamentos necessários de dois equipamentos que se encontravam inativos em uma via em processo de duplicação e os mesmos foram instalados na Rodovia Arlindo Bettio (SP-613), próximo ao parque. E a Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), juntamente com inúmeros ambientalistas, pediu não somente a reinstalação de radares fixos duplos para controle de velocidade no trecho em questão, como radares móveis em trechos abaixo de 80km/h e estudos técnicos também. Há registros de atropelamentos o que, além de ser uma perda lamentável e triste, a procriação de espécies é interrompida. Os animais são uma rede completamente interconectada de espécies que não podem ser substituídas. A vida animal oferece benefícios naturais essenciais para todas as pessoas.
Então, que todos os órgãos se preocupem com a vida animal e façam o que for necessário para mantê-los. Conforme pesquisa, preservar as espécies é essencial para garantir a manutenção e equilíbrio do nosso ecossistema maior, a Terra. “Quanto maior for o número de espécies, maior será a garantia dos serviços ambientais prestados pela natureza”.

Publicidade

Veja também