É preciso respeitar!

EDITORIAL -

Data 29/10/2021
Horário 04:15

Nossa região é muito conhecida pela prática da pesca: seja esportiva ou não. Muitos se unem e combinam fins de semana à beira do rio para uma pescaria entre amigos e familiares. Mas, é essencial que estas mesmas pessoas respeitem o período de piracema que inicia em novembro.
É importante entender que durante o período do ano que vai de novembro a março, é comum a ocorrência de um fenômeno chamado piracema, em que os peixes de água doce sobem contra as correntezas dos rios para a desova. Em outras palavras, a piracema é a fecundação e desenvolvimento dos peixes, para que o ciclo de vida permaneça funcionando. Então, a piracema garante que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie. Quando o fenômeno é interrompido de alguma forma, a reprodução é prejudicada, pois a interrupção interfere no desenvolvimento das gônadas, na maturação dos gametas e na desova.
Ou seja, os amantes da pescaria precisam entender a importância de respeitar este período, essencial para a reprodução do peixe, sob pena de multas, caso seja flagrado pelas autoridades competentes. Vale salientar que o valor mínimo de multa em caso de descumprimento da Instrução Normativa 25 é de R$ 1 mil, havendo também providências quanto ao crime ambiental (Delegacia de Polícia) e apreensão dos instrumentos, apetrechos produtos, embarcações ou veículos utilizados na prática direta da infração. E, quem encontrar alguém cometendo este crime, pode e deve denunciar: denúncias de crimes ambientais poderão ser feitas pelo telefone 181, telefone de emergência, 190 ou pelo endereço eletrônico: http://bit.ly/DenuncieAmbiental.
Dessa forma, a responsabilidade do pescador é respeitar o período, evitando a pescaria que oferece risco aos cardumes. É essencial acatar o tempo imposto pelas autoridades, para o próprio bem das pescarias. Esse respeito é fundamental. E é preciso fazer o mínimo. 
 

Publicidade

Veja também