“Projeto é uma excelente ferramenta aos docentes”

Sala de Leitura Virtual Carolina de Jesus foi lançada recentemente na Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere, em Prudente

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 16/11/2023
Horário 09:10
Foto: Cedida
Professores assistindo a apresentação do projeto da sala de leitura virtual
Professores assistindo a apresentação do projeto da sala de leitura virtual

Falando sobre o os benefícios e objetivos da Sala de Leitura Virtual Carolina de Jesus, da Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere, o professor de História, Artes e Filosofia, de Presidente Prudente, Rodinei Silva, mais conhecido como Rodi, diz que professores precisam ter uma grande variedade de materiais didáticos em mãos, como livros, folhetos e outros conteúdos que orientem a trilha de aprendizagem de seus alunos. Nesse sentido, o acesso ao acervo de e-books facilita o uso da bibliografia dos cursos, uma vez que, em uma única plataforma podem coletar todos os materiais utilizados durante suas aulas.

“Outra vantagem da sala de leitura virtual é que também é uma excelente ferramenta para os professores. Elas não apenas facilitam imensamente a pesquisa e o planejamento de aulas, como também permitem que se esteja sempre informado quanto à área de estudo, graças às constantes atualizações”, enfatiza.

Rodi afirma que não há melhor maneira de promover a cultura da aprendizagem ao longo da vida entre os professores do que oferecer a eles uma sala de leitura virtual que está sempre integrando novos conteúdos de interesse.

“Professores terão acesso às plataformas nas áreas especificas auxiliando assim no desenvolvimento da aula ou de conteúdo diferenciado seguindo a proposta do Currículo Paulista”, pontua. 

Objetivos

Um dos processos mais importantes na implementação da Sala de Leitura Virtual Carolina de Jesus é a criação de um banco de dados, que poderá mapear informações sobre livros e conteúdos dispersos na Web e assim construir um acervo literário para contribuir com o fortalecimento da educação e a identidade cultural brasileira, por exemplo, otimizando o uso das tecnologias de informação e transmissão de conhecimentos.

Criar um espaço virtual que possa concentrar um número expressivo de livros eletrônicos da literatura mundial, poesias, biografias de personagens importantes, livros sobre música, artes ou documentos históricos, além de documentos técnicos. 

Cada unidade escolar poderá ter sua sala de leitura virtual, baseada na ideia da Sala de Leitura Carolina de Jesus, e seu acervo poderá ser usado diariamente como ferramenta nas diferentes metodologias de ensino local. 

Outras unidades escolares poderão utilizar o link de acesso da Sala de Leitura Carolina de Jesus da Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere. O motivo de ter escolhido como objetivo o projeto do e-Book, é baseado em estudos recentes, muitos clássicos da literatura mundial ainda não foram lidos pela maioria dos jovens. O livro eletrônico influi positivamente nas relações de ensino-aprendizagem e também na absorção da cultura digital. 

“Contemplamos assim, com o acervo, uma imensa sala de leitura e pesquisa virtual. Nela, os usuários poderão ler textos na própria Internet; poderão baixar estes textos [download imediato] para o micro onde estiverem operando. O acervo poderá proporcionar horas de lazer, e também servir como base para pesquisas”, denota. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•    Constituir-se como uma ferramenta de apoio à inclusão cultural e digital;
•    Contribuir na garantia da democratização de informação como geradora de oportunidades;
•    Contribuir para a proposição de políticas públicas voltadas à educação que considerem as novas especificidades de ensino;
•    Criar oportunidades de crescimento pessoal, social e profissional por meio do acesso à cultura digital, fortalecendo a cidadania;
•    Demonstrar como a utilização das tecnologias da informação na educação e cultura, e também como meio de produção científica, pode contribuir para o desenvolvimento social e econômico no país.
•    Estimular manifestações da cultura popular;
•    Estimular novas produções científicas e literárias;
•    Permitir o acesso aos canais de informações, museus e provedores de conteúdo do acervo;
•    Preparar usuários para a utilização das novas mídias e atrais leitores para as novas formas de comunicação;
•    Propiciar entretenimento;
•    Tornar o acervo da Sala de Leitura Carolina de Jesus uma referência na busca de cultura por meio da internet. 

Publicidade

Veja também