Professores lançam sala de leitura virtual em Prudente

Nova ferramenta foi desenvolvida na EE Prof.ª Mirella Pesce Desidere; “O projeto é inovador e oferece um universo imenso aos alunos, docentes e pais”, diz o idealizador, Rodi Silva

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 16/11/2023
Horário 09:00
Foto: Cedida
Rodinei, Leandro, a diretora Ana Paula e Claudemiro
Rodinei, Leandro, a diretora Ana Paula e Claudemiro

O professor de História, Artes e Filosofia, de Presidente Prudente, Rodinei Silva, mais conhecido como Rodi, acaba de lançar, segundo ele, um projeto inovador, o qual em escola estadual apenas uma desenvolve algo parecido. Trata-se da Sala de Leitura Virtual Carolina de Jesus, da E.E. (Escola Estadual) Prof.ª Mirella Pesce Desidere, que está “no ar”. “Tive a ideia, convidei dois professores que abraçaram a ideia comigo, assim como a gestão da escola. A sala virtual oferece um universo imenso aos alunos, material de estudo, formação ao professor... tem material para os pais também. Queremos compartilhar isso com toda a comunidade local, regional. Enfim, onde a internet possa alcançar”, expõe feliz o professor Rodi, que tem ao seu lado nesse projeto os professores Claudemiro Aparecido Caetano e Leandro Rotta e a diretora da unidade, Ana Paula Rocha.

Conforme o professor, a nova ferramenta de estudos é muito mais do que oferecer livros. “Há mangás, revistas em quadrinhos e muito mais”, exalta ele. 

Rodi comenta que a sala de leitura virtual faz parte de um conjunto de atividades que compõem o plano de ação dos professores. Tem material para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares. “Links para visitar diversos museus pelo mundo, como Museu Orfeu e Casa do Patrimônio na França, National History, Historia da Arte [Viena], Museu Fukuoka, Pinacoteca de São Paulo, entre outros. Acesso direto ao Google Earth. Professores terão à disposição diversos livros para contribuir para sua formação, cursos gratuitos com certificação”, explana. 

De acordo com Rodi, os educadores do Estado de São Paulo terão acesso a SED (Secretaria de Educação Digital), AvaEfape (Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo).

“NOSSA EXPECTATIVA É QUE ESTE PROJETO ATUE COMO UMA SEMENTE QUE VENHA A SER UMA ÁRVORE E POSSA DAR MUITOS FRUTOS”
Rodi Silva

“O site oferece livros para aprendizado de outras línguas, audiobooks em versão original [inglês e espanhol]. Desejamos conectar novamente os leitores aos livros e atrair novos ao mundo da leitura e do aprendizado. Esperamos contribuir e deixamos o link para que possam usar e compartilhar com amigos, alunos, professores e toda a comunidade”, acentua Rodi.

Ensino-aprendizagem remoto

De acordo com Rodi, o projeto tem a finalidade de colaborar com estratégias e soluções para oferecer apoio e suporte aos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem remoto. “É inegável: os ambientes digitais estão cada vez mais integrados ao cotidiano de todos. E isso vale também para as instituições de educação pública, como as estaduais, que precisam se modernizar para atender a demanda de seus alunos. Uma das ferramentas mais interessantes para auxiliar nesse processo é a criação de uma biblioteca digital, on-line, como criou a Escola Estadual de Ensino Integral Prof(a) Márcia Helena Barbosa Lino, localizada em São José dos Campos", acentua. 

Em uma biblioteca pública digital ou comunitária e a Sala de Leitura Carolina de Jesus da Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere, as possibilidades são inúmeras. Como é possível o acesso universal em qualquer lugar que tenha computadores disponíveis conectados a Web, o que permite a qualquer pessoa ler, estudar, aprender e interagir com o universo literário. Permite, aos leitores de todo o mundo, o acesso direto a livros no formato eletrônico.

Benefícios

O acesso é 24 horas, sete dias por semana, 365 dias por ano. Permite os mesmos dispositivos diretos de propriedade dos livros impressos; adicionar mais títulos ao acervo já criado, sem a necessidade de investimentos em espaço físico; infraestrutura; atender mais usuários com menos livros; fornece relatórios detalhados para analisar a utilização da sala de leitura; pais/tutores/responsáveis têm acesso aos livros oferecendo a possibilidade de incentivar a leitura aos familiares.

“Haverá livros, filmes disponibilizados nas plataformas. Audiobooks [voltados aos adultos, jovens e crianças com necessidades especiais]. É a solução mais adequada para atender os alunos, tanto de nossa escola quanto de outras”, frisa Rodi.

“Nossa expectativa é que este projeto atue como uma semente que venha a ser uma árvore e possa dar muitos frutos. Que outras unidades educacionais do Estado de São Paulo possam seguir este exemplo. Desejamos que a Sala de Leitura Carolina de Jesus da Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere venha abrir uma nova opção para professores, estudantes e comunidade!”, anseia. 
 

Publicidade

Veja também