“Prudente é um celeiro de talentos esportivos”, avalia André Domingos 

Medalhista olímpico, secretário fala sobre os desafios da pasta para o futuro da prática esportiva na cidade, bem como os investimentos previstos para o setor

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 14/09/2021
Horário 07:31
Foto: Weverson Nascimento
Investimentos darão vida nova aos complexos esportivos da cidade; Complexo Aquático do Centro Olímpico foi inaugurado em 2019
Investimentos darão vida nova aos complexos esportivos da cidade; Complexo Aquático do Centro Olímpico foi inaugurado em 2019

Hoje, Presidente Prudente celebra 104 anos de fundação. Em mais de um século de histórias, o esporte prudentino viveu períodos de glória em várias modalidades: no futebol, da Prudentina ao Corinthinha; no basquete, com o time da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), em que jogou Hortência; no atletismo, com a geração de Prata de 2000; entre outras memoráveis conquistas e bons momentos que, para serem contemplados por inteiro, necessitariam ser expostos em uma outra matéria. 
Para comemorar o 104º aniversário da cidade, a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) promove nesta terça, um dia repleto de atividades, no Parque do Povo, que marcam o retorno do calendário esportivo no município. 
O medalhista olímpico e secretário da Semepp, André Domingos, aborda os desafios da pasta para o futuro da prática esportiva em Presidente Prudente. Conforme explica, a principal meta da gestão é oportunizar o esporte de maneira mais ampla à população. “Não é só ficar com o olhar no esporte de alto rendimento. Mas também ter um olhar muito maior para o esporte social, o esporte de base”, relata o secretário. 
André também fala sobre os investimentos nas estruturas esportivas do município. “Nós estamos reformando todas as praças esportivas, campos de futebol e quadras. Estamos revitalizando todo este complexo esportivo estrutural para que quando todo isso passar de vez, a gente volte com força total”.
Conforme o secretário, duas quadras de tênis serão construídas no Parque do Povo, a proposta é que também sejam instalados no município uma pista de skate, um velódromo e uma arena olímpica, além da reforma da pista de atletismo da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), que já foi aprovada, e do Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi. “Nós já entregamos todos os projetos dessas praças esportivas que serão construídas aqui em Prudente. Agora estamos no aguardo da verba entrar na plataforma Mais Brasil, do governo federal, para ser destinada a estes projetos que serão construídos”. 
Segundo André, a revitalização da pista da Unesp começa dentro de dois meses e as outras obras estão no aguardo do recurso para o processo de construção ter início. “A Unesp sempre foi uma grande parceira destas 12 medalhas olímpicas e nove paraolímpicas conquistadas pelos atletas do município. É motivo de muito orgulho da gente ter nossa pista reformada com material de primeiro mundo”. 

Uma potência no esportes

André indica que os investimentos darão vida nova aos complexos esportivos da cidade. “As pessoas estão voltando a acreditar que Prudente pode voltar a ser uma potência no esporte. Eu fico muito feliz de conseguir identificar estas patologias que acontecem dentro do esporte, poder sanar tudo isso e fazer com estes esportes voltem de forma muito mais organizada, realista, incisiva e, principalmente, de forma a incentivar e inserir as nossas crianças na prática esportiva”, pontua. 
Ele revela que o contexto de paralisação das atividades em consequência da pandemia gerou dificuldades à pasta de Esportes, mas que de forma geral a volta das práticas esportivas em Prudente é promissora. “A cidade sempre foi um polo de revelação de grandes talentos. Acabou nossa geração de prata, vieram e continuam vindo outros atletas. Prudente é um celeiro de talentos esportivos. O que a gente precisar fazer é incentivar a prática esportiva às nossas crianças, adolescentes e jovens. É fazer que o esporte seja massificado nos bairros”.

Arquivo

Reforma da pista de atletismo da FCT/Unesp já foi aprovada e deve começar dentro de 2 meses

Publicidade

Veja também