Prudentina é mestre em Criminologia, Lei e Justiça pela Universidade de Chicago

SINOMAR CALMONA

Cecília Mota é a segunda, da esquerda para direita, entre as colegas formandas Amanda Pays, Heini Litmanen e Marissa Leal

COLUNA - Sinomar

Data 09/05/2024
Horário 04:45
Foto: Cedida

Cecília Mota se formou no final de semana como mestre em Criminologia, Lei e Justiça, pela Universidade de Chicago (Illinois). Ela já está inscrita na mesma universidade para o phd e recebeu um prêmio de honra. Filha de Lilia e José Carlos Mota, ela é formada pelo Colégio Átomo em 2010, e em Direito pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 2017.
Cecília explica que “a criminologia examina o crime através de uma faceta social, analisando como a sociedade enxerga, se envolve e responde ao comportamento criminal”. Como já tinha seu diploma de Direito pela UEL e especialização na área criminal, durante a pandemia decidiu arriscar uma forma de aprofundar no conhecimento e buscar uma transição para a carreira acadêmica. “A Universidade de Illinois em Chicago foi metade coincidência e metade pesquisa, eu já tinha uma amiga morando em Chicago que me incentivou e me ajudou com o processo de aplicação, mas a Universidade de Illinois faz parte da Big Ten Alliance, e o Departamento de Criminologia é reconhecido no país como referência na área, contando com um corpo docente ilustre, como a Dra Beth Richie, referência na área de criminologia feminista negra, e a Dra Lisa Frohman e Dra Sarah Ullman, referências na área de vitimização”, comentou.
Uma grande barreira foi se aclimatar com o país, a estrutura burocrática, os costumes, e lidar com os desafios da vida de imigrante.
“Ao longo do mestrado, a minha área de pesquisa foi se afunilando, até chegar em vitimização. Atualmente eu estudo assédio sexual nas universidades, a cultura do estupro e a baixa porcentagem de denúncias, mas a partir do próximo semestre, vou expandir pra área de violência doméstica e violência interpessoal. A intenção é compreender como cada vítima experiencia o crime, suas consequências e repercussões de maneiras diferentes de acordo com as suas características socioeconômicas e pessoais, e como camadas de opressão se relacionam criando uma experiência única pra cada vítima que passa por esse processo”, completou.

Jacqueline Cavalcante Silva

A formanda entre amigos brasileiros que moram em Chicago, Jean Bochi, Patrick Meek, Fernanda Creres, Ikaro Silva e Nicole Matias

BOM DIA
"Que seus esforços desafiem as impossibilidades". Charles Chaplin

PREVENIR É PRECISO!
Segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, ficando atrás da Índia e da China. As mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa de morte no país, com aproximadamente 1,35 milhão de vítimas por ano.

VOLUNTÁRIOS DA GASTRONOMIA
Um grupo de chefs de cozinha, colegas de Renato Medeiros, está pedindo doação de mantimentos, como feijão, arroz, massas, molho de tomate, embutidos em geral, biscoitos para crianças, leite e leite tipo fórmula para crianças. A Stetnet providenciou uma carreta para entregar esses mantimentos no local de uma cozinha provisória que está fornecendo alimentos para desabrigados da região de Novo Hamburgo. Chef Renato está coordenando as arrecadações em Presidente Prudente.

PROFISSÃO ESG
A profissão mais em alta do mercado é capaz de conciliar propósito, salários altos e crescimento profissional: Estamos falando da Profissão ESG (Environmental, Social and Governance): trata-se do profissional cuja missão é implementar nas empresas as melhores práticas de meio ambiente, sociais e de governança, para que elas causem impacto positivo, ao mesmo tempo em que potencializam sua eficiência e lucratividade.

Publicidade

Veja também