Quaresma: um período de recolhimento para a oração

EDITORIAL -

Data 14/02/2024
Horário 04:15

Com o fim do carnaval, tem início hoje, Quarta-Feira de Cinzas, a Quaresma, um tempo importante de preparação para a Páscoa, a festa da ressurreição de Jesus Cristo. Um período marcado por práticas de penitência, como jejuns e obras de caridade, além de muita oração. O objetivo é que as pessoas ampliem sua devoção a Deus e se arrependam dos seus pecados. Uma conversão que, na verdade, deveria acontecer todos os dias. Com a correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de viver esse caminho... Mas, sempre há tempo!
Para marcar o início da Quaresma em Presidente Prudente, haverá celebrações de missas em praticamente todas as paróquias da cidade Confissões, retiro quaresmal, direção espiritual, missas com caminhadas penitenciais, bem como o jejum e atos solidários, são algumas das ações que são realizadas neste período, que se encerra em 24 de março, no Domingo de Ramos, dando início à Semana Santa.
A comunidade está convidada a participar. Este é um tempo muito precioso, onde temos a oportunidade de entrar no mistério da dor e do sofrimento de Jesus. Quando podemos ver a profundidade da nossa participação na vida, na morte e na ressurreição de Cristo. Um período de recolhimento para a oração. De refletir, repensar as atitudes. Pedir perdão, se necessário, e praticar o bem. Ajudar o próximo. Época de nos recolhermos para depois viver a esperança, celebrar a vida nova!
A Quarta-feira de Cinzas também marca o início da Campanha da Fraternidade 2024 no Brasil, ação realizada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no período da Quaresma. Este ano, o tema é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). 
Nós vivemos numa sociedade muito desigual, onde o diferente, o divergente, o que tem menos dinheiro, é menosprezado, discriminado... Uma sociedade onde cresce o ódio, a violência, a marginalidade, a exclusão e até a morte. Precisamos urgentemente abrir nosso coração, nos tratarmos como irmãos...  Aproveite o período para intensificar as orações, se abster de algo que goste, se confessar, visitar um doente. Se doar, ajudar, compartilhar, dividir, amar! Deus é amor!
 

Publicidade

Veja também